Cosanpa assina Pacto pela promoção da equidade racial
Publicado em: 11 de novembro de 2024 -
Horario: 08:55
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) é a mais nova signatária do Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial do Estado do Pará. A adesão foi formalizada nesta sexta-feira, 8, durante o Seminário “Caminhos para Equidade Racial”, realizado na sede da instituição, em Belém.
Alusivo ao mês da Consciência Negra, o Seminário é uma das iniciativas da Companhia para firmar o comprometimento com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Estamos em 52 dos 144 municípios paraenses e acreditamos que podemos contribuir para além do saneamento, atuando em rede no enfrentamento de toda e qualquer forma de discriminação”, explicou o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Junior.
A atuação em rede é uma das estratégias do Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial, que tem mais de dez instituições signatárias. O documento foi instituído pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), em maio deste ano, visando fomentar a promoção da equidade racial no território paraense, com enfoque em ações pedagógicas e orientadoras.
A professora do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, Sandra Suely Moreira Guimarães, destacou a importância da Pacto, da Cartilha e da atuação em rede para a mudança de cenários históricos.
“Nós precisamos desses aliados. É um compromisso de todos, especialmente daqueles que têm uma consciência e um anseio de viver sociedade democrática. Os desafios estão fincados no racismo e equidade racial não só é desejável, mas necessária para a prosperidade da população negra e fortalecimento da democracia”, destacou Sandra Suely.
O Seminário “Caminhos para Equidade Racial” também contou com a participação da procuradora jurídica do TCE-PA, Hellen Brancalhão; da diretora de Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Samara Tirza; da presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade da Ordem dos Advogados do Brasil, Suena Mourão; e da vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA), Tânia Mara Azevedo Gusti.
Ao longo dos próximos meses, os clientes da Cosanpa também poderão acessar a Cartilha Antirracista, por meio de um QR-Code impresso nas faturas. Ao mesmo tempo, a Companhia dará continuidade ao plano de ação para sensibilização de empregados e ampliação das estratégias de fomento da equidade racial junto à comunidade.
Por Marcelo Leite/ Ascom Cosanpa