Cosanpa apresenta investimentos em Santarém na Câmara de Vereadores
Publicado em: 17 de outubro de 2022 - Horario: 16:02

A audiência pública discutiu ainda ações para conter a interrupção no fornecimento de água em alguns pontos da sede municipal

Representantes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) participaram de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Santarém, município do Oeste do Estado, para tratar de investimentos e apresentar os recentes trabalhos executados para combater a falta d’água no município.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronan Liberal, comandou a audiência, que teve a presença do presidente da Cosanpa, José Antônio De Angelis, e de uma equipe técnica da Companhia, responsável pela apresentação de projetos e das soluções que serão estabelecidas com base nas intervenções de vereadores, autoridades e líderes comunitários que estiveram no encontro.

Sobre os recentes casos de falta d’água em alguns pontos da cidade, José Antônio De Angelis disse que “vim a Santarém a pedido do governador (Helder Barbalho). Isso é importante porque estamos falando com a população, mostrando que realmente temos essa preocupação em garantir o abastecimento, juntando esforços e estratégias para resolver os problemas o mais rápido possível”.

Durante o encontro, que durou quase quatro horas, a equipe da Companhia apresentou os projetos para melhorar ainda mais o abastecimento de água, como o novo sistema de abastecimento de água da cidade.

Segundo a engenheira da Cosanpa, Marília Contente, “o projeto contempla a construção de 13 poços profundos, três casas de química, sete reservatórios apoiados (RAP) e revitalização de dois – no total de 2.450 metros cúbicos (m³) -, edificação de três reservatórios elevados e revitalização de um, além da implantação de adutora de água tratada e outra de água bruta. As obras entregarão também mais de 25 mil ligações domiciliares, com a implantação de 18.287 hidrômetros”.

Ações estratégicas – Sobre a interrupção no fornecimento de água em alguns locais da cidade, o assessor da Diretoria de Operações da Cosanpa, Wandercley Nascimento, ressaltou que “a Companhia vai entrar com ações estratégicas para amenizar todos os pontos levantados pelas comunidades, como a questão do rodízio, criação de um almoxarifado e reforço com caminhão-pipa para os moradores afetados”.

Foi garantido também que em 20 dias serão concluídos os serviços de perfuração e revestimento do Poço da Salvação, que vai beneficiar mais de 15 mil moradores de Santarém. Após essa conclusão, iniciarão as obras de perfuração do poço do Sistema Elcione, que vão garantir mais qualidade de vida aos moradores dos bairros Elcione, Conquista, Maracanã II e parte do Alvorada. De junho até hoje, a Cosanpa já recuperou os poços do P2 Irurá, P1 do Trevo, Livramento e da Praça Júlia Passarinho.

“Em outubro de 2019, as obras de ampliação do abastecimento de água foram retomadas. O investimento é de cerca de R$ 150 milhões para a perfuração de poços e construção de reservatórios, além de 300 quilômetros de novas redes para ampliar o abastecimento de água para mais de 20 bairros de Santarém”, informou José Antônio De Angelis.

Ele acrescentou que a Companhia mantém diferentes ações em andamento para a execução de novas interligações, pesquisas de vazamento e combate ao furto de água.

Texto: Luciano Cuns / ASCOM COSANPA