Companhia de Abastecimento do Pará anuncia investimentos no Baixo Amazonas
Publicado em: 7 de agosto de 2023 - Horario: 15:02

Uma comitiva da presidência da Companhia de Abastecimento do Pará esteve em Santarém para alinhar com a gestão municipal investimentos na região do Baixo Amazonas. Além de visitas às obras no município e Alter do Chão, uma reunião foi realizada na sede da prefeitura onde os investimentos foram anunciados para o prefeito Nélio Aguiar e o secretário de infraestrutra de Santarém, Daniel Simões.

Segundo a diretora de Operações da Cosanpa, Cleide Ferreira, os benefícios vão fortalecer o abastecimento de água nos municípios do Baixo Amazonas atendidos pela Cosanpa. Só em Santarém, serão construídos 3 novos poços, aumentando em 600m3 a produção. “Essa produção vai trazer um aumento na capacidade de distribuição de água para a população, evitando a intermitência de abastecimento e a baixa pressão na rede”, destacou Cleide.

Uma licitação será feita para compra de 35 bombas submersas, usadas nos poços. Uma outra bomba de potência maior, que está em manutenção em São Paulo, também deve chegar na região em até 60 dias. Também será feita a limpeza e desinfecção de 20 poços distribuídos pelos municípios, o que trará a recuperação da vazão desses poços para que seja feita a distribuição da água durante 24 horas na cidade, sem problema no abastecimento, garantindo com que essa água tenha condições de chegar no ponto mais desfavorável dos consumidores. O levantamento feito pela Cosanpa, junto com a gestão municipal, que indicará os locais que precisam deste investimento.

Ainda em Santarém, acompanhada do secretário de infraestrutra, a comitiva visitou obras no município e ouviu a demanda dos moradores. Seu Jairo Souza trabalha em um clube da cidade e fez questão de acompanhar a visita. “É qualidade de vida tanto pra gente quanto para os sócios do clube que eu faço parte, que eu sou gerente”, disse ele se referindo aos investimentos na rua do local onde trabalha.

Além dos investimento do governo do Estado, através da Cosanpa, a Companhia também deve fechar parceria com a prefeitura para resolver demandas do município. “A gente precisa unir forças, prefeitura e Cosanpa, para estar resolvendo. O olhar do presidente, toda diretoria, toda equipe que veio, isso é fundamental porque uma coisa é a gente mandar um ofício, um e-mail, mas ver in loco, escutar a população, conversar com a população, sentir o nível do problema que está gerando só in loco e a vinda do presidente coloborou pra isso”, reforçou o secretário de infraestrutura.

Nós próximos dias, outras reuniões acontecerão em Belém para dar continuidade aos alinhamentos feitos para a região.

“Nossa diretoria vai reunir com os gestores e todos os envolvidos nas obras que já estão acontecendo no Baixo Amazonas e nos investimentos que chegarão na região nos próximos meses. O Pará está em foco com a vinda da COP 30 na nossa casa, então temos a responsabilidade de continuar atendendo a população com a melhor estrutura possível, seja no atendimento ao cliente, seja nos investimentos necessários para a qualidade do nosso serviço. É o que sempre pede nosso governador Helder Barbalho e a nossa vice Hana”, esclareceu o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior.