Com obras e serviços do governo do Estado, Castanhal comemora 91 anos de emancipação
Publicado em: 30 de janeiro de 2023 - Horario: 10:19

A “Cidade Modelo”, como carinhosamente é conhecido o município de Castanhal, completa 91 anos de emancipação neste sábado (28). Atualmente, mais de 200 mil pessoas moram em Castanhal, cuja história começou em uma vila. Mais de nove décadas depois, o município da Região Metropolitana de Belém – porta de entrada para o nordeste paraense – colhe os frutos desta longa e vitoriosa trajetória.

Nos últimos quatro anos, o governo do Estado vem contribuindo ativamente para o crescimento do município, com investimentos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e qualificação profissional.

Água e saneamento – As obras de ampliação do sistema de abastecimento de água avançam, e já estão com 85% executados, incluindo a área de automação. Os quadros de comando e os medidores de vazão já foram instalados. A urbanização é outro benefício do projeto, além da pavimentação das vias de acesso às unidades do sistema.

Hospital e Hemocentro – Na área de saúde, o governado Helder Barbalho entregou o Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC), com mais de 100 leitos. A unidade reforça a estrutura de atendimento na região de entorno. Um novo Hemocentro Regional também já funciona no município, resultado de um investimento de quase um R$ 1 milhão, recursos que proporcionaram a reconstrução do espaço, e a aquisição de equipamentos e mobiliário.

Mercado de trabalho – A qualificação profissional também chegou a Castanhal. Por meio do Programa Qualifica Pará, o governo estadual vem formando profissionais que impulsionam a inserção e reinserção no mercado de trabalho.

Quarenta e cinco cursos integram a iniciativa. Além da capacitação, o programa prevê a liberação de microcrédito para os alunos, a fim de contribuir com a compra de equipamentos e estruturação do primeiro negócio. O crédito vai de R$ 500 a R$ 5 mil, sob a gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará).

Agência do Igeprev – Como forma de valorizar os servidores, o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) instalou sua primeira agência no município. Com a nova estrutura, a capacidade anual de atendimentos foi ampliada para 6.720. “Essa nova estrutura beneficiou muito a gente que mora aqui. Antes, ir a Belém era muito cansativo. Todas as vezes que eu precisei de atendimento, sempre fui bem tratada”, diz Orlandina Monteiro da Silva, 90 anos.

Urbanização – Em parceria com a Prefeitura de Castanhal, o Estado também levou mais cidadania e segurança à população, executando obras de drenagem, pavimentação, urbanização e iluminação pública na Avenida José Bertino da Silva, mais conhecida como Avenida Brasil.

O município de Castanhal, em parceria com o governo do Estado, chega aos 91 anos de emancipação muito mais estruturado e com mais oportunidades de desenvolvimento, valorizando sua história e o povo que a constrói diariamente.

Texto: Agência Pará

Foto: Marcelo Seabra/ Rodrigo Pinheiro / Alex Ribeiro / Marco Santos