Com ações educativas, Cosanpa incentiva preservação de recursos hídricos
Publicado em: 22 de março de 2024 - Horario: 17:00

Responsável pelo fornecimento de água para mais de 4 milhões de pessoas residentes em 52 dos 144 municípios do Estado, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) encerrou nesta sexta-feira, 22, a programação de atividades educativas alusivas ao Dia Mundial da Água.

As ações foram realizadas durante toda semana em diferentes municípios paraenses, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação de recursos hídricos a partir do trabalho realizado pela Companhia para captação, tratamento e a distribuição de água.

“A educação ambiental é fundamental para alcançarmos objetivos locais e globais sobre a preservação de água. Fomentar esse conhecimento é nosso compromisso. Por isso, pensamos em uma programação baseada em nossos processos de qualidade de produção, distribuição e uso sustentável de água”, explica o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Junior.

Em Belém, a Cosanpa promoveu a primeira edição do seminário “Diálogos Sobre Saneamento”. O evento foi realizado na quarta-feira, 20, e reuniu estudantes de cursos de níveis técnico e superior em palestras ministradas por funcionários da Companhia sobre investimentos e tecnologias utilizadas no uso sustentável de água.

Estudante do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Cintia Neves avaliou a realização do evento como oportunidade de aprendizado e sensibilização sobre consciência ambiental. “É importante entendermos o passo a passo de como funciona o abastecimento e a distribuição de água para as cidades para que possamos contribuir na conscientização da população para que ela exerça o seu papel e contribua em uma caminhada sustentável com água potável e acessível para todas as pessoas”, explica a estudante.

Ainda em Belém, as celebrações pelo Dia Mundial da Água foram realizadas em escolas e na Estação de Tratamento de Água do Complexo Bolonha, que recebeu um grupo de funcionários de áreas administrativas da Cosanpa. “É fundamental que a gente compreenda como funciona a operação e toda a parte logística para que a gente possa desempenhar nosso trabalho e contribuir da melhor”, conta a advogada Jacqueline Raaze.

Somando as atividades realizadas em Belém e cidades como Castanhal, Alenquer, Santarém, mais de 300 pessoas participaram das programações realizadas neste ano. Em Santarém, as comemorações foram marcadas com a plantação de mudas de Uty e Ypê e doação de mudas na orla da cidade.

Compartilhar no: