Caravana “Água Pará” chega a Marabá, no sudeste paraense
Publicado em: 13 de março de 2024 - Horario: 14:19

Famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade já podem se cadastrar no Programa “Água Pará”, promovido pela Companhia de Saneamento no Pará (Cosanpa), com suporte financeiro do Governo do Estado. A Caravana iniciou o atendimento nesta quarta-feira (13) e vai até domingo (17), no ginásio da escola “João Anastácio de Queiroz”, em Marabá. O atendimento inicia às 8h e vai até às 17h, sem limite de senhas.

O Programa garante o custeio do valor referente ao consumo de até 20 mil litros de água, o que representa em torno de R$ 119. “Um valor que pode servir para uma compra de medicamento, alimento ou até mesmo um material escolar do filho”, explica Robson Querino, coordenador do Programa “Água Pará”.

O aposentado Paulo Bernadino Amaral, de 73 anos, avistou o banner do “Programa Água Pará” e buscou o atendimento. “O Governo tem procurado ajudar a gente nesses benefícios, pois pagar a conta de água libera orçamento para a gente comprar uma verdura, uma fruta”, conta o Paulo Bernardino.

Foto: Divulgação

A autônoma Ana Clara Dias, de 43 anos, também reforçou a importância do benefício. “As pessoas poderão vir para fazer a revisão sobre sua conta de água, interagir e obter informações. A pessoa quando não tem condições, ela vem procurar esse programa para baixa renda e é muito bom para sociedade. Esse dinheiro já serve para uma alimentação, já nos auxilia em outros gastos”, complementou Ana Clara.

Caravana – De acordo com Robson Querino, o objetivo da Caravana é passar em todas as cidades de atendimento da Cosanpa para ampliar o número de cadastros no “Água Pará” e atualizar informações. “O cadastro é necessário para os clientes antigos e novos e, nas Caravanas, conseguimos resolver detalhes como divergência do titular do benefício e da conta na Cosanpa para que esse benefício seja mantido”, explica o coordenador do Programa.

O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, lembrou que o “Água Pará” surgiu na pandemia da Covid-19 para auxiliar as famílias de baixa renda e vulnerabilidade social. “É um programa fantástico que dá subsídio para os menos favorecidos investirem em outro setor. Marabá ganha com a presença da Caravana do Programa Água Pará. Parabéns ao Governo do Estado e parabéns à Cosanpa”, finaliza o secretário.

Foto: Divulgação

Documentos necessários – Para participar do “Água Pará” é necessário estar inscrito no CadÚnico ou Bolsa Família e o registro da conta de água com a mesma titularidade de CPF; comprovante de residência; conta de água da Cosanpa; cartão do Bolsa Família ou resumo do CadÚnico.

Texto: Emilly Coelho – Ascom/Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará