Ações sociais da Cosanpa ampliam inserção de mulheres no mercado de trabalho
Publicado em: 13 de março de 2024 - Horario: 14:20

Estudos do Banco Mundial apontam que a qualificação econômica de mulheres, por meio de programas sociais, pode gerar resultados positivos para toda uma comunidade. Em uma escala mais abrangente, o aumento de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de trabalho, equidade e redução de dificuldades poderia ampliar em 20% o Produto Interno Bruto (PIB) global.

Nessa perspectiva, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) tem impulsionado a qualificação profissional de mulheres em diferentes áreas, por meio da oferta de cursos mensais realizados em parceria com a Caixa Econômica Federal. Nos últimos quatro meses, foram 201 mulheres certificadas em ações como confecção de rede, instalação hidráulica residencial, garçom, reaproveitamento de garrafas pet para confecção de assento, confecção de bolos, estética de cílios e outros.

Moradora do bairro Condor, Beatriz Santos foi uma das participantes do curso de instalações hidráulicas residenciais. Com o certificado de encanadora, ela conta que vai colocar em prática tudo que aprendeu dentro de casa. “É a primeira vez que faço esse curso, mas sempre tive curiosidade na área para ajudar em casa quando meus irmãos não podiam. Foi um curso incrível que abriu um leque de oportunidades. Agora, sei fazer vedações e escolher tubulações corretamente para ajudar em casa ou mesmo os vizinhos que precisam”, conta Beatriz Santos.

A dona de casa, Nídia de Paula, também foi uma das participantes do curso. Para ela, além do conhecimento, o curso fortalece a inserção de mulheres no mercado de trabalho. “Eu vejo uma importância muito grande porque hoje em dia, ainda temos áreas que ainda não aceitam mulheres, mas aqui o professor sempre nos deu oportunidade de fazer a prática. Isso é muito importante para a entrada de mulheres nesse mercado”, destaca Nídia.

Moradora da zona rural de Alenquer, município do Baixo Amazonas, a agricultora Luciane da Conceição, foi uma das alunas do curso de confecção de rede realizado no mês de janeiro. Para ela, as habilidades manuais agora serão uma oportunidade de renda extra. “Já posso receber encomendas de rede com muito orgulho. Agradeço muito essa oportunidade, pois o acesso a cursos para quem reside no interior é bem mais difícil”, detalha Luciane.

Coordenadora da Assessoria de Projetos Sociais da Cosanpa, Karolini Ramos afirma que o empoderamento feminino é um dos compromissos da Companhia. “Em todos os nossos cursos, um de nossos pontos de atenção é o atendimento de demandas sociais das comunidades, especialmente das mulheres que percebem novas possibilidades de renda, empreendedorismo e autocuidado”, explica Karolini.

Liderança feminina

Neste mês de março, a Cosanpa lançou o Programa de Liderança Feminina, com objetivo de ampliar ações alinhadas aos conceitos da política de igualdade de gênero. Com a iniciativa, a Companhia terá um cronograma de capacitações para funcionárias, seguindo áreas como: autoconhecimento, autoconfiança e autogestão.

O Programa Liderança Feminina integra uma série de ações relacionadas ao Projeto de Desenvolvimento do Saneamento do Pará (Prodesan Pará) e foi elaborado pelos técnicos da Cosanpa junto com integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atualmente, está estruturado como um “Projeto de obras múltiplas” e está na fase de implantação.

As obras planejadas abrangem melhorias no acesso e qualidade dos serviços de abastecimento de água e tratamento de águas residuais, otimização operacional dos sistemas de abastecimento e aprimoramento da gestão empresarial da Cosanpa com foco em inovação tecnológica. O programa inclui também a elaboração e implantação do Plano de Inovação e Transformação Digital, além de uma política de gênero no âmbito interno e externo da Cosanpa.

Texto de Marcelo Leite / Ascom Cosanpa