Ações do “Água Pará” garantem dignidade e água tratada para famílias de municípios do estado
Publicado em: 19 de abril de 2023 - Horario: 11:00

“Com esse valor a gente vai aproveitar para arcar com outras contas do orçamento familiar. O dinheiro que antes eu pagava a conta de água agora será usado para a nossa alimentação”. O relato é Ubaldina Lucena Rosário, moradora de Vila Fátima, no município de Tracuateua, na região de integração do Rio Caeté, que procurou a caravana do “Água Pará” e garantiu o cadastro para ser mais uma beneficiária do programa social da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

A iniciativa é voltada para famílias de baixa renda ou em vulnerabilidade social para que possam garantir água potável gratuitamente por meio da Cosanpa. O investimento do Governo do Estado já passa de 270 milhões de reais.

Nos últimos dias, a caravana do programa passou pelos municípios de Augusto Corrêa, Tracuateua e na Vila de Fátima. As três ações garantiram o cadastro de mais de 700 famílias que no próximo mês já terão as contas de águas pagas pelo Governo.

Elen Gaspar da Silva também é moradora do vilarejo e ficou feliz ao ser contemplada pela ação. “Essa ideia serviu para garantir o cadastro de pessoas que não têm condições de pagar a conta de água e dessa forma receber esse auxílio do Governo do Estado, que chegou em boa hora”, finalizou.

O serviço inédito no Pará foi vencedor no mês passado da categoria “Voto Popular”, do prêmio nacional ESG do Grupo Tribuna/SP. O “Água Pará” foi finalista junto com mais cinco projetos nacionais, desenvolvidos por empresas públicas e privadas, que apresentam boas práticas ambientais, sociais e de governança. Em inglês, a sigla ESG significa Environmental, Social, Governance.

Mais de 1 milhão de beneficiados – Desde setembro de 2021, quando foi lançado, o programa fez mais 280 mil cadastros, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas. O serviço garante o custeio, no período de dois anos, das contas de água de famílias que registram um consumo médio mensal de até 20 metros cúbicos (20 mil litros de água), apurado com base na média dos últimos seis meses.

Critérios – Para ser beneficiado, é necessário ter inscrição no CadÚnico (Bolsa Família) e o registro da conta de água com a mesma titularidade de CPF. Para as famílias que têm registro no CadÚnico e são clientes da Cosanpa, basta comparecer até um dos polos com os seguintes documentos: originais e cópias do RG e CPF, uma conta da Cosanpa, comprovante de residência, cartão do programa Auxílio Brasil ou resumo do CadÚnico.

De janeiro a dezembro do ano passado, a Cosanpa realizou várias ações de cadastramento nos municípios em que presta serviço, entre eles Castanhal, Capanema, Tailândia, Dom Eliseu, Conceição do Araguaia, Santarém, Monte Alegre e Marabá. Esse ano a caravana do “Água Pará” já passou pelos municípios de Abaetetuba, Alenquer, Bragança, Augusto Correa, Tracuateua.

De acordo com Robson Querino, coordenador operacional do “Água Pará”, as caravanas com as equipes da Cosanpa ainda passarão por outras cidades neste mês. “A partir do dia 25 até o dia 27 de abril estaremos com uma ação de cadastramento do programa Água Pará no município de Oriximiná. O horário vai ser 08h às 18h. Já no dia 28 e 29, chegaremos em Óbidos. Vamos esperar todos os moradores para fazer o cadastro e adquirir o benefício”, finalizou.

Compartilhar no: