Obra do Sistema de Abastecimento de Água de Castanhal tem mais 82% de conclusão
Publicado em: 25 de novembro de 2022 - Horario: 12:18

Complexo beneficiará mais de 65 mil moradores dos bairros Jaderlândia, Santa Catarina, Estrela, Fonte Boa, Saudade I, Centro, entre outros

As obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Castanhal, região nordeste estadual, seguem com os trabalhos avançados. Até o momento já foram alcançados 82,84% do projeto. As atividades estão em andamento nos setores Jaderlândia, Santa Catarina, Estrela, Comandante Assis, Usina, Caiçara e Imperador.

“Já foram concluídas as instalações elétricas e a iluminação da área no Setor Comandante Assis. Os trabalhos na área de automação está em fase de conclusão. Os quadros de comando e os medidores de vazão, também já foram instalados. A urbanização do complexo é outro passo do projeto que segue bem avançado, além da pavimentação das vias de acesso às unidades do sistema”, pontuou Armando Machado, engenheiro da Companhia de Saneamento do Pará.

A Cosanpa destaca que os benefícios não param por aí. O setor Usina também segue com as obras bem adiantadas. A adutora já está pronta para ser implantada, além das instalações elétricas que já foram feitas no local. Outro passo que iniciou este mês no setor foi o início dos serviços de instalação da rede aérea.

Já o Setor Estrela segue com as instalações domiciliares e dos hidrômetros. No Setor Jaderlândia, essa etapa já foi concluída.

O Setor Catarina segue também com a instalação de ligação domiciliar para os moradores que receberão o novo sistema de abastecimento.

No final de janeiro, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) entregou o sistema Jaderlândia, que foi o primeiro dos cinco setores que compõe a obra no município.

Foram 14 anos de espera, já que o projeto do setor é de 2008, mas não avançou nas gestões passadas. O empreendimento foi retomado em 2019 por determinação do governador do Estado, Helder Barbalho. Essa primeira parte da obra beneficiou 35 mil moradores do município com água de qualidade.

Entraram em funcionamento 2 poços profundos, com capacidade de produzir 167 litros de água por segundo; uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade de tratar 240 litros de água por segundo; reservatórios com capacidade para reservar 500 mil litros de água. Além da implantação de 24 quilômetros de redes novas de água e 1.525 novos hidrômetros em residências. O sistema está automatizado para melhorar a operação do abastecimento de água.

Em setembro, o Setor Cohab também foi entregue para os moradores da cidade modelo. A entrega do setor beneficiou 8 mil moradores do Bairro Saudade 1.
O sistema tem captação de dois poços tubulares, com vazão de 231 m³/h (milímetros cúbicos por hora); estação de tratamento, com vazão de 222 m³/h; reservatório apoiado com capacidade de 800 m³; elevatória de água tratada (com três conjuntos de motor-bomba, com vazão de 234 m³/h cada); rede de distribuição com 17,23 quilômetros de ligações domiciliares, que atende 1.330 novas unidades; casa apoio, depósito de produtos químicos e sistemas elétricos e de automação.

Mais de nove bairros serão atendidos com as obras, entre eles: Jaderlândia, Santa Catarina, Estrela, Fonte Boa, Saudade I, Centro, Nova Olinda, Ianetama e Caiçara. Além das cinco estações de tratamento de água, serão também instalados 138 quilômetros de redes e 13 mil ligações residenciais.

Veja os bairros e conjuntos que serão atendidos por cada setor de abastecimento:
Setor Jaderlândia: Conjuntos Jaderlândia, Jardim Tropical, Bom Jesus, Rouxinol e Olho D’água;
Setor Santa Catarina: Bairro Santa Catarina e Conjunto Jardim Modelo; Setor Estrela: Bairros Estrela, Fonte Boa e Ana Júlia; Setor Usina – Comandante Assis: Bairros Centro, Estrela, Nova Olinda e Santa Helena; Setor Cohab: Bairro Saudade 1; Setor Imperador: Bairros Caiçara e Ianetama.

O investimento do Governo do Estado é de R$ 105 milhões. A obra beneficiará mais de 65 mil moradores quando concluída.

Compartilhar no: