Bairro Esperança, em Santarém, começa 2023 com fornecimento de água de qualidade
Publicado em: 12 de janeiro de 2023 - Horario: 14:59

Mais de 800 famílias já têm acesso à água tratada nas torneiras, acabando com um sofrimento vivenciado durante anos

 

O início do ano começou com uma mudança de vida essencial para Raimunda Lucelita, moradora do bairro Esperança, no município de Santarém, Oeste do Pará. “Aqui em casa já sofremos muito com a falta de água. Hoje já temos, chegando forte nas torneiras. Agora eu lavo roupa, faço comida, já consigo realizar todos os serviços domésticos sem me preocupar”, disse a dona de casa.

A família de Raimunda é uma das mais 200 beneficiadas no bairro, que após anos de sofrimento agora têm acesso à água de qualidade, que chega por uma rede de 800 milímetros para outra de 250 mm, após obras realizadas pelo governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

A interligação da rede, feita entre as ruas Quixadá e Santa Maria, atende em média 800 pessoas, que agora já recebem água diretamente nas torneiras. “O serviço garantiu um abastecimento de qualidade. Para realizá-lo, foi necessário trocar todo o material antigo da rede, como varas, braçadeiras e registros”, explicou João Mendes, técnico da Cosanpa em Santarém.

“Água é vida! Fomos beneficiados com esse serviço da Cosanpa em nosso bairro. Além de agora contar com água de qualidade, não vamos mais sofrer com a falta dela” disse o morador Raul de Jesus.

Segundo o gestor da Regional da Cosanpa, Adalberto Anequino, já é possível ver os resultados da obra. “O projeto surtiu efeito muito positivo. A água está chegando às torneiras, nos chuveiros de residências das famílias, que já sofreram muito com a falta de água”, ressaltou.

Adalberto Anequino destacou ainda que a Companhia de Saneamento vai continuar investindo em saneamento e qualidade de vida para os usuários da Cosanpa em Santarém.

Investimentos – A Cosanpa prossegue as obras do projeto de implantação do novo sistema de abastecimento de água em Santarém. A obra contempla a construção de 13 poços profundos, com 250 metros; três casas de química; sete reservatórios apoiados (RAP) e reconstrução de dois, com capacidade total para armazenamento de 2.450 metros cúbicos (m³); edificação de três reservatórios elevados (REL) e reconstrução de um, totalizando 1.200 m³, e a instalação de adutoras de água tratada e água bruta. Após a conclusão, a obra vai garantir mais de 25 mil ligações domiciliares, com a implantação de 18.287 hidrômetros.

Os investimentos em água de qualidade e saneamento no município estavam paralisados desde 2016, penalizando a população com a escassez de água. O projeto atual contempla as redes de abastecimento de água e de esgoto.

Em outubro de 2019, o projeto foi retomado. De acordo com a Cosanpa, o novo sistema representa um investimento de quase R$ 180 milhões, feito pelo Governo do Pará para atender 150 mil habitantes em Santarém. A entrega do novo sistema de abastecimento de água está prevista para junho de 2024.

Texto: Meliny Campos – Ascom/Cosanpa

Compartilhar no: