Visita de alunos à Central de Reciclagem em Marituba desperta consciência ambiental
Publicado em: 11 de junho de 2019 - Horario: 17:20

Em comemoração ao dia do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, cerca de 120 alunos das Escolas Estaduais Nossa Senhora do Rosário e Paulo Freire, em Marituba, do 7º e 9º ano, tiveram a oportunidade de visitar a Acarema (Associação de Catadores e Recicladores de Materiais Recicláveis de Marituba), por meio de uma parceria da Cosanpa com a central de reciclagem. O objetivo foi promover a conscientização ambiental e fomentar o lado humano de cada um.

Os alunos conheceram o processo de triagem dos materiais recicláveis e entenderam a importância de separar o lixo orgânico do reciclável em suas próprias casas, um dos primeiros passos para contribuir com o meio ambiente. “Eu gostei de ter visitado a Cooperativa de reciclagem e também vi o quanto é importante a gente fazer a coleta seletiva em casa, para ajudar o meio ambiente”, contou o estudante Ian Felipe.

A ação foi uma lição de cidadania para os alunos, pois aprenderam que além de preservar o planeta, a reciclagem também é uma importante ferramenta de geração de emprego e renda. O sócio-administrativo da Acarema, Daniel Moraes, aprovou a iniciativa da Companhia em promover eventos como esse. “A visita foi ótima e os alunos aprenderam um pouco mais do que é a reciclagem. A Cosanpa contribuiu muito ao trazer esses alunos à Cooperativa e com isso nós fizemos a nossa parte, mostrando os materiais recicláveis, tanto para os alunos como para os professores e todos se descontraíram ao saber um pouco mais da sua responsabilidade com o meio ambiente”.

De acordo com a Coordenadora Educacional, Berenice, o tema da reciclagem e coleta seletiva vem sendo trabalhado com os alunos dentro da sala de aula e a visita veio a agregar mais conhecimento. “A parceria da Cosanpa conosco, há muito tempo vem contribuindo com a educação e aprendizagem dos nossos alunos. Fazendo orientações, esclarecimentos, o que só vem a somar com os nossos projetos ambientais realizados na escola”.

“Como hoje é o dia mundial do meio ambiente, nada melhor que uma palestra sobre educação ambiental. E que legal que a Cosanpa lembrou mais uma vez da nossa escola!”, concluiu, feliz, o estudante Madson Batista.

Texto: Caroline Monteiro

Compartilhar no: