Quase 5 mil pessoas já foram beneficiadas com o Programa Caixa D’Água Para Todos
Publicado em: 26 de outubro de 2020 - Horario: 10:47

Mais de 4.600 pessoas já foram beneficiadas com o programa que distribui e instala caixas d’água para moradores de Belém. O programa da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) com recursos do Governo do Estado já instalou 824 reservatórios residenciais em diferentes bairros da capital. Uma novidade foi anunciada: os moradores da Cabanagem também serão beneficiados, já que o bairro foi incluído no programa.

Na casa da Márcia, onde moram quatro pessoas, não havia caixa d’água. A família dela foi uma das beneficiadas esta semana. “A gente sempre pensou em colocar, mas infelizmente aconteceram alguns problemas e não conseguimos. Muitas pessoas não têm condições de compra uma caixa d’água, de fazer a instalação hidráulica, tem todo um processo. Então, esse programa vem beneficiar algo que é direito da população, mas que infelizmente não era acessível. Neste momento de pandemia, acaba sendo uma política pública de melhoria de qualidade de vida, além de ser algo que vai ficar para sempre, só temos que fazer a manutenção. Então, esse programa é muito importante, que possa realmente trazer essa mudança que a gente quer ver”, declarou a assistente social Márcia Oliveira.

Ao todo, serão doadas e instaladas 11.060 caixas d’água para beneficiar cerca de 55 mil pessoas nos bairros Pedreira, Curió-Utinga, Marco, Guamá, Jurunas, Telégrafo, Sacramenta, Barreiro, Terra-Firme, Condor, Cremação, Bengui, Mangueirão, Tapanã, Cabanagem, além dos distritos de Icoaraci, Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro.

“Algumas empresas enfrentaram dificuldade de encontrar material como pvc e concreto, já que as fábricas estão com a produção em atraso ainda em reflexo das consequências da pandemia. Mas, estamos cobrando agilidade para cumprirmos o nosso cronograma. Esse programa é muito importante, fiquei emocionado com o depoimento de moradores que foram beneficiados, é para isso que estamos trabalhando: para melhorar o serviço da Cosanpa e atender a população com quantidade e qualidade que merecem”, ressaltou o presidente da Companhia, José Antonio De Angelis.

O objetivo é beneficiar clientes da Cosanpa de baixa renda. Foram selecionados os clientes que possuem até 4 pontos de água em casa, estão em dia com as contas ou tenham interesse em negociar débitos, residentes dos bairros descritos acima e que a moradia tenha condições de receber a estrutura da caixa d´água.

Dona Terezinha Viana, moradora há 66 anos do bairro do Marco, que já está com o reservatório em casa, comemorou o benefício. “O Governo está fazendo um grande serviço, porque muita gente, assim como eu, não tem condição de comprar uma caixa d’água e com esse programa acabou o sofrimento da gente”.

“Vai ajudar muitas pessoas, principalmente nesta pandemia, que as pessoas precisam lavar as mãos, manter tudo limpo. Agora, não preciso mais pegar água no vizinho, quando falta água, ligo a caixa e tenho água em casa. Até que enfim algo veio nos ajudar”, agradeceu Arcila Ferro, moradora do bairro da Sacramenta.

Compartilhar no: