Programa Caixa D’água Para todos da Cosanpa inicia no dia 18 de agosto
Publicado em: 10 de agosto de 2020 - Horario: 18:20

Nesta segunda-feira (10) foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado a ordem de serviço para dar início ao programa Caixa D’água para Todos, que beneficiará mais de 50 mil pessoas da periferia de Belém. Uma iniciativa do Governo do Estado por meio a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) que irá distribuir e instalar caixas d’água à população de baixa renda na capital.

Com a publicação da ordem de serviço, o programa já tem data para iniciar, a partir do dia 18 de agosto os trabalhos começam. “Hoje foi publicada no Diário Oficial do Estado a ordem de serviço para darmos início aos trabalhos do programa Caixa d’água para todos. O vencedor da licitação é um consórcio de 6 empresas que serão responsáveis por 7 lotes na Região Metropolitana de Belém. O início do programa será no dia 18 de agosto”, explicou Diego Batista, engenheiro da Cosanpa.

A primeira etapa do programa será o cadastramento dos moradores “As empresas que ganharam a licitação vão ser as responsáveis pelos cadastros dos beneficiários que vão ser contemplados, eles precisarão preencher requisitos, como por exemplo, estarem inscritos em programas do Governo Federal. As equipes sociais das empresas farão visitas às residências e cada pessoa beneficiada assinará um termo de adesão. E ao final da instalação eles vão assinar um termo de recebimento, pois o projeto contempla a entrega de uma caixa d’água e a instalação da mesma”, acrescenta o engenheiro.

O presidente da Cosanpa, José Antonio de Angelis, ressaltou que mais de 20 bairros serão contemplados com o programa. “Assinamos o contrato para execução do programa Caixa d`água para Todos da Cosanpa, com essa iniciativa nós vamos atender mais de 11 mil residências, no total de mais 55 mil pessoas beneficiadas. Nós vamos distribuir caixas d`água para população carente de mais de 20 bairros de Belém, será feita a distribuição e a instalação de uma caixa d`água de 500 litros para esses moradores das áreas periféricas da capital”, disse o presidente da Companhia.

No total, 11.060 reservatórios serão distribuídos pelo programa a moradores de 22 bairros de Belém: Pedreira, Utinga, Marco, Guamá, Jurunas, Sacramenta, Barreiro, Telégrafo, Condor, Cremação, Terra-Firme, Mosqueiro, Benguí, Mangueirão, Tapanã, Pratinha, Canudos, além de Icoaraci, Outeiro e Cotijuba.

Os recursos de R$ 26 milhões para o investimento são do Governo do Pará.

A caixa d’água é um item fundamental dentro de casa para armazenamento e segurança de abastecimento em momentos de interrupção por manutenções no sistema de água. A recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é que todo imóvel tenha um reservatório para atender as necessidades mínimas dos moradores por um período de, no mínimo, 24 horas.

Compartilhar no: