Parque do Utinga inaugura nesta sexta-feira
Publicado em: 15 de março de 2018 - Horario: 14:39

A floresta amazônica abriga aproximadamente 30 milhões espécies de vegetais, dentre esses as de maior destaque são a castanheira, a seringueira, o cacaueiro e um dos símbolos da Amazônia, a vitória-régia. No Parque Estadual do Utinga (Peut) -reaberto ao público pelo governo do Estado nos próximos dias 16 e 17 de março – em uma área de 1.393,088 hectares, é possível encontrar representantes dessas mesmas espécies. Criado para proporcionar um espaço de lazer à comunidade, o Peut é um verdadeiro laboratório desta biodiversidade.

No parque existem nove classes de paisagem e, no seu entorno, há oito dessas classes. Em seu interior, predomina a floresta ombrófila densa de terra baixa, onde as classes vegetais abundantes são a floresta de terra firme (54,15%), a floresta inundável de igapó (6,78%), a floresta secundária (4,33%), a vegetação aquática (7,31%), a vegetação de igapó em regeneração (1,31%) e o fragmento florestal isolado (0,18%).
A floresta de terra firme é predominante no local, ocupando uma área de 754,75 hectares (54,15%). Essa cobertura possui característica de floresta com mais de 40 anos, sem sinais de degradação.
O Peut está totalmente inserido na Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana de Belém (RMB) e faz limite ao norte com os bairros Guanabara e Castanheira; a oeste com o bairro Souza; a leste com os bairros Aurá e Águas Lindas; e ao sul com o bairro Curió-Utinga.

Conservação
O Peut faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da RMB. O Refúgio de Vida Silvestre Metrópole (Revis) da Amazônia e a Área de Proteção Ambiental Ilha do Combu são as Unidades de Conservação Estaduais que formam a Região Administrativa de Belém.
Entre os mais de 16 mil hectares de área protegida, 7.760 hectares (47%) correspondem a Unidade de Conservação (UC) e de Proteção Integral – o Parque Estadual do Utinga e o Revis.
O Parque, formado por florestas de terra firme e inundadas, abriga os principais mananciais de água doce da região. Os Lagos Bolonha e Água Preta distribuídos em quase 400 hectares de lâmina d’água, com volumes de 2 e 10 bilhões de litros de água, respectivamente, são responsáveis pelo abastecimento, de forma direta ou indireta, a 70% da população da RMB.
Aproximadamente 150 mil pessoas moram no entorno dessas terras, sendo uma das principais ameaças às áreas de proteção (Apas) do meio ambiente, explica o diretor. Juntas estas Apas formam um imenso corredor ecológico e um inestimável laboratório da biodiversidade amazônica.

Extinção
A flora do Parque Estadual do Utinga abriga espécies que estão em processo de extinção, como um dos últimos remanescentes de florestas nativas desta região. Nas florestas de várzea é possível encontrar uma espécie muito explorada por causa de seu valor comercial, a virola surinamenses utilizada na produção de compensados e praticamente extinta em florestas de várzea, mas ainda com um estoque representativo da espécie no Parque do Utinga.
Ali também se encontra grande extensão de açaizais, que não estão em extinção, mas são de fundamental importância para a sobrevivência de muitas comunidades. Eles também fornecem alimentação para a própria flora local.
Assim como o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, o Peut também é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Por isso, essas unidades devem preservar e proteger os ecossistemas neles envolvidos. Além disso, são áreas dedicadas à pesquisa científica e a estudos para a educação ambiental e para o ecoturismo. Dentro do ecoturismo, o parque possui um trabalho de educação ambiental voltado à população de Belém para preservar dessas unidades de conservação, porque elas são tão importantes para a vida, quanto aquelas de uso sustentável.

Trilhas interpretativas do Parque do Utinga:
Para realizar as trilhas é necessário estar vestido adequadamente, utilizando chapéu, camisa de manga comprida ou casaco ou jaqueta, calça comprida, calçado adequado (bota ou tênis).
Trilha do Acapu – Grau de Dificuldade: Médio
Trilha da Água Preta – Grau de Dificuldade: Difícil
Trilha do Amapá – Grau de Dificuldade: Fácil
Trilha do Bolonha – Grau de Dificuldade: Fácil
Trilha da Castanheira – Grau de Dificuldade: Médio
Trilha do Patauá – Grau de Dificuldade: Fácil
Trilha do Macaco – Grau de Dificuldade: Médio
Trilha da Paxiuba – Grau de Dificuldade: Fácil
Trilha da Mariana e do Bolonha – Grau de Dificuldade: Médio
Serviços do Parque do Utinga (entregues em caráter experimental):
1) Centro de Acolhimento
2) Espaço Milton Monte
3) Recanto da Volta
4) Quatro quilômetros de trilha central
5) Trilhas Interpretativas na mata

Acompanhe a programação de inauguração do Parque Estadual do Utinga
Dia 16/03 (sexta-feira)
16h30 – Exibição de vídeos sobre o Parque do Utinga e sua diversidade no auditório do Espaço Acolhimento.
Apresentação do “Boi Veludinho”
Apresentação artística de Crianças do Pro Paz.
Apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.
Dia 17/03 (sábado)
8h – Caminhada Ecológica
12h – Liberada entrada de bicicletas, patins e skates (restrição exclusivamente para este dia, por conta da caminhada, sendo permitido uso posteriormente).
Dia 18/03 (domingo)
O parque funciona normalmente no horário de 5h30 às 17h, assim como nos outros dias, de segunda a segunda.

Por: Márcio Flexa

Compartilhar no: