Outubro Rosa: Cosanpa realiza ações de prevenção ao câncer de mama
Publicado em: 29 de outubro de 2019 - Horario: 15:15

Durante todo mês de outubro, Unidades da Companhia de Saneamento do Pará realizaram diferentes ações para marcar o Outubro Rosa, campanha que tem como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil, e a descoberta prematura pode salvar milhares vidas em todo país.

As equipes sociais da Cosanpa estiveram envolvidas em ações de conscientização com a participação dos funcionários e clientes da Companhia, em diferentes municípios do estado. Em Belém, todas as unidades participaram de palestras sobre a doença, ressaltando a importância do autoexame e da mamografia de rotina.

Em Castanhal, nordeste paraense, os funcionárias assistiram palestras, aprenderam a fazer o autoexame, e ainda tiveram disponíveis os serviços de corte de cabelo e massagem. Além dos funcionários, clientes da Cosanpa também puderam participar das atividades. A equipe social também realizou palestras para comunidade, no Centro de Referência Assistência Social, localizado no bairro Propira. Duas técnicas de enfermagem palestraram sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero e fizeram dinâmicas para discutir a importância das mulheres conhecerem o próprio corpo e realizarem exames ginecológicos anualmente.

Em Ananindeua, região metropolitana de Belém, a ação foi em parceria com a igreja Assembleia de Deus, onde cerca de 56 pessoas participaram das atividades, que trouxeram assuntos como prevenção primária (redução de fatores de risco) e detecção precoce do câncer de mama.

Compartilhar no: