Oitenta pessoas são beneficiadas com cursos de capacitação promovidos pela Cosanpa
Publicado em: 21 de maio de 2021 - Horario: 14:28

Nesta semana, 80 moradores de Belém, Santarém e Alter do Chão participaram de quatro cursos profissionalizantes promovidos pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). A iniciativa faz parte do trabalho da assessoria de programas sociais da Cosanpa que oferta cursos e oficinas gratuitos para moradores de áreas onde obras de saneamento estão em andamento.

Por conta da crise sanitária da covid-19, o mercado de trabalho sofreu um grande impacto, nesse momento, uma nova capacitação é a oportunidade para descobrir novas fontes de renda. Moradora do bairro Marambaia, em Belém, Agda Ferreira, está desempregada e participou do curso de agente de portaria.

“O curso foi um presente, eu fiquei muito feliz quando consegui a vaga, pois estou desempregada, procurando uma oportunidade. Eu vi nesse curso uma porta se abrindo, nunca tinha pensado em ser agente de portaria, mas me inscrevi para me capacitar e ir em busca de um emprego. Agradeço muito a Cosanpa e ao Governo do Estado por estar nos capacitando e profissionalizando”, disse a moradora, Agda Ferreira.

Além da capacitação em agente de portaria, em Belém, também foi promovido o curso de produção de bolos artesanais. As turmas contaram com 20 participantes e todos receberam certificado de conclusão.

Em Alter do Chão, os moradores fizeram o curso de produção de biscoito caseiro. Tatiana de Aguiar trabalha na área e aproveitou para se especializar mais ainda. “Eu estou feliz por essa oportunidade, os instrutores explicam muito bem e os materiais didáticos vão ser úteis até para depois do curso. Logo que comecei o curso já tive várias ideias, vou expandir minha venda de doces, e também ensinar para outras pessoas, repassar todo conhecimento que estou tendo. Eu agradeço bastante a Cosanpa por ter trazido esse curso para Alter do Chão, nesse momento de pandemia, trazer conhecimento para nossa população é uma atitude louvável”, disse Tatiana.

Já em Santarém, o curso de doces e salgados beneficiou 20 moradores do bairro Nova República. “Após a conclusão desse curso, eu não vou parar de me especializar, quero empreender no ramo de doces e salgados. O curso vem como uma oportunidade de melhoria de vida para todos nós”, pontuou a dona de casa, Marinete Rosa.

Em Belém, a Cosanpa mantém obras em andamento no Complexo Bolonha, um investimento acima de R$ 150 milhões, do Governo do Estado, para melhorar o abastecimento de água em benefício de cerca de 900 mil moradores de Belém e Ananindeua. A Companhia também tem a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Um projeto que está com 60% dos trabalhos concluídos e atenderá cerca de 90 mil habitantes com capacidade de tratar 475 litros de esgoto por segundo.

Em Santarém, estão em andamento a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Alter do Chão, investimento do Estado de R$ 13 milhões, com a meta de beneficiar quase 18 mil pessoas. E, ainda, a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Santarém, que o Governo investe cerca de R$ 150 milhões na perfuração de seis poços, construção de cinco reservatórios e 300 km de novas redes para ampliar o abastecimento de água para mais de 20 bairros. No início deste mês de maio, a Cosanpa entregou o primeiro sistema da obra com quatro setores de abastecimento do total de 17 setores previstos.

A equipe técnica social da Companhia trabalha para contribuir com o desenvolvimento dos moradores que irão ser atendidos com os empreendimentos de água e esgoto. Na próxima semana, serão realizadas as oficinas de confecção de puff com materiais recicláveis, em Belém, e produção com paletes de madeira, em Castanhal.