Obras de ampliação do sistema de abastecimento de água seguem em Santarém
Publicado em: 1 de maio de 2020 - Horario: 15:33

Além de redobrar os esforços para garantir o fornecimento de água aos 53 municípios atendidos pela Companhia de Saneamento do Pará, as obras de ampliação do abastecimento seguem em andamento. Em Santarém, existem três frentes de trabalho nos bairros Nova República e Livramento, além da reforma na sede da Companhia no município, no sistema conhecido como Irurá.

No sistema Irurá, a reforma inclui implantação de áreas em alvenaria, instalação de cerca, revitalização do prédio administrativo e urbanização da área interna. Além disso, já há mobilização de uma máquina perfuratriz para perfuração de mais um poço para este sistema.

No bairro Livramento , estão sendo feitos um novo reservatório apoiado, a revitalização interna do reservatório existente, instalação da parte elétrica e a perfuração do segundo poço está em andamento. O primeiro já foi concluído.

No bairro Nova República, já foram feitas as estruturas de base dos reservatórios, casa de química e casa de cloração. Este sistema irá beneficiar os bairros Matinha, Floresta, Cambuquira, Nova República, Vitória Régia, Santo André e parte do Urumari. Cinco equipes trabalham na implantação de novas redes de distribuição, em trechos que ainda receberão asfalto da prefeitura, para que não seja necessário escavar a rua novamente.  Ao todo, cerca de 80 colaboradores trabalham diretamente nas obras e outros 140 indiretamente.

Os investimentos no município estavam paralisados desde 2016. Em outubro de 2019, a obra de saneamento foi retomada e, até o momento, 45% da obra já foram executados.  O investimento de cerca de R$ 130 milhões será para a perfuração de seis poços, construção de cinco reservatórios e 300 quilômetros de novas redes para ampliar o abastecimento de água para mais de 20 bairros. A previsão de conclusão é em 2021.

Compartilhar no:
Obras de ampliação do sistema de abastecimento de água seguem em Santarém