Obra do Governo do Pará avança e Cosanpa inicia setorização no bairro de Canudos, em Belém
Publicado em: 26 de abril de 2021 - Horario: 09:21

A obra de substituição de rede avançou em mais uma etapa importante do projeto: foi iniciada a setorização da nova rede para desativação definitiva da rede antiga, no bairro de Canudos, em Belém.

As ações de capeamento de trechos da rede antiga do bairro começaram este mês na área das Avenidas José Bonifácio, Ceará, Conselheiro Furtado e Travessas Primeira de Queluz, Guerra Passos, Nina Ribeiro, Francisco Monteiro, Juvenal Cordeiro e rua Roso Danin, por exemplo, vias que integram a área chamada DMC 6.5, Distrito de Medição e Controle 5, do 6º setor de abastecimento da cidade. O trabalho de capeamento seguirá durante o mês de maio nesta área para desativação total da rede antiga deste trecho.

Uma das etapas da obra de substituição de rede é a setorização. Com isso, cada setor será dividido em Distritos de Medição e Controle (DMC) para melhor monitoramento de cada área de abastecimento e quando houver um vazamento, por exemplo, será possível interromper o abastecimento da área que corresponde ao DMC daquela rede danificada, sem interferir no abastecimento de outras áreas. Hoje, quando ocorre um vazamento é necessário parar um setor inteiro de abastecimento para reparar o dano da rede, prejudicando diversos bairros.

Os moradores ativos (adimplentes e inadimplentes) da área onde foi feita a setorização automaticamente receberam novos hidrômetros. Os que constavam no cadastro da Companhia como inativos (que pediram o desligamento do seu ramal à rede da Cosanpa por construção de poço próprio ou qualquer outro motivo) receberam avisos sobre a implantação da rede nova e a possibilidade de se religarem com a ativação do seu ramal. Vale lembrar: a rede antiga foi desativada e com ela todos os ramais antigos, incluindo os clandestinos.

Melhoria no abastecimento – A obra do Governo do Estado, por meio da Cosanpa, já implantou 150 quilômetros de novas redes em Belém, o que representa 83% do total previsto, que é de 180 km distribuídos em mais de 20 bairros da capital. Neste mês de abril, as frentes de trabalho concentram-se nas interligações das novas redes dos bairros Nazaré, Umarizal e Reduto.

A substituição de redes é uma das etapas do projeto Controle e Redução de Perdas da Companhia, que busca diminuir o desperdício de água, melhorar a qualidade do serviço prestado e garantir a regularidade de abastecimento e pressão da água que chega até a casa dos paraenses.

As etapas da obra preveem desde a escavação para implantação da rede; execução das soldas de eletrofusão para conectar os trechos implantados; e as interligações das redes. Após esse processo, é feita a recomposição definitiva dos pontos.