Mês da Mulher: Servidoras têm dia dedicado ao empoderamento feminino
Publicado em: 2 de abril de 2019 - Horario: 15:16

Uma manhã diferente de todas a outras na rotina das mulheres da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa): as servidoras foram recepcionadas com música no auditório Inácio Gabriel no prédio da presidência, na manhã de hoje (15). O presidente, Márcio Coelho, enfatizou a importância de momentos como este na Companhia. “É fundamental reconhecer o papel que a mulher tem hoje na sociedade e dentro de nosso ambiente de trabalho. Quero parabenizá-las pelo trabalho e empenho em suas atividades e dizer que nós homens aprendemos todos os dias a executar com cuidado e atenção nosso trabalho graças à dedicação que as vemos executar suas tarefas”, afirmou.
Com o tema empoderamento feminino, o psicólogo Diogo Correia conversou com as funcionárias sobre os processos de mudança na sociedade e como a mulher passa a ter autonomia em suas ações e decisões. “A mulher que antes era aprisionada pela sociedade patriarcal, hoje se desvencilha de antigas amarras e passa a ter voz. A mulher tem o poder pra determinar até onde os homens podem ir,  diferenciar paquera de assédio, definir seu papel social e conhecer seus direitos e deveres, sem permitir que por preconceito ou medo, sua voz seja silenciada”, analisou Diogo .
Para Alda Coelho, responsável pelo setor de gestão de pessoas da Cosanpa, participar de eventos como este só fortalece a preocupação que a Companhia tem com a mulher. “Vejo que cada vez mais temos espaço e voz, isso é importante para nosso crescimento pessoal e profissional e a Cosanpa trouxe um tema muito importante ao momento que vivemos. Fico feliz em poder participar de um evento que valoriza a mulher e destaca sua importância”, disse.
“Somos desafiadas todos os dias, com nossa dupla jornada de trabalho, cuidamos dos filhos, maridos, gerimos o lar e temos funções corporativas no dia-a-dia em nosso ambiente de trabalho. Temos um desafio duplo e necessitamos ser valorizadas, a atitude da Companhia em fazer um evento para nós mulheres, é gratificante”, afirmou Maria das Graças, funcionária há 41 anos.
A Diretora de Pessoas e Logística, Fernanda Paes, lembrou que a Cosanpa já teve uma presidente à frente da Companhia e que a mulher vem ao longo destes anos assumindo cargos de diretoria em um ambiente que antes era ocupado somente por homens. “Hoje, a Companhia faz eventos como este para reforçar o papel de todas nós mulheres, queremos mostrar para todas as funcionárias que todas nós precisamos ser valorizadas e que podemos mostrar nossa competência em diversas áreas de atuação”, pontuou.
Além da palestra, as funcionárias participaram de sorteios de brindes para cuidados pessoais e tiveram uma experiência para deixá-las ainda mais bonitas. A maquiagem é uma forte aliada da mulher e ajuda a levantar a autoestima. Pensando nisso, a programação que seguiu pela tarde tinha como tema o “Dia da Beleza”, e contou com a parceria de representantes da empresa de cosméticos Mary Kay, oferecendo serviços de limpeza de pele e maquiagem “Esse evento do dia da mulher faz parte da grade de programação cultural da Cosanpa. E optamos pelo dia de beleza, porque é atual e também um momento de descontração. Toda mulher gosta de cuidados, então foi super proveitoso”, comentou a gerente de Relações Trabalhistas da Companhia, Rosa Borges.
As servidoras que compareceram, aprenderam como esfoliar o rosto de forma correta e receberam dicas de maquiagem. A organização do evento ficou por conta da assistente social Dinah Sabat e Adriana Miranda.
A engenheira da Companhia, Ângela Oliveira, aprovou a iniciativa: “É interessante em um dia de corre-corre, a gente dar uma desligada e se enxergar mais feminina. A gente trabalha na operação, e às vezes é só o cabelo amarrado e um batom no rosto. Então é legal a gente estar se dando um mimo”.
(Texto: Kaliu Andrade / Caroline Monteiro / Thayná Pantoja)