Mais de 55% das novas redes já foram implantadas em Belém
Publicado em: 21 de outubro de 2020 - Horario: 14:41

Até o momento, cerca de 100 quilômetros de redes novas de água já foram implantadas em Belém, o que representa 56% do total de redes previstas. As obras, que não pararam durante os meses mais críticos da pandemia, seguem em ritmo acelerado em bairros da capital com o objetivo de melhorar o funcionamento do sistema de abastecimento de água e, consequentemente, o serviço ofertado à população.

“Estamos com as atividades de interligações de rede em andamento, em algumas delas é necessária a interrupção do abastecimento porque são redes de diâmetro muito grande, por isso, pedimos a compreensão da população. Estão sendo feitas paradas programadas no período noturno para causar o menor transtorno possível aos moradores da área. Essas programações estão sendo avisadas com sete dias de antecedências nas redes sociais da Cosanpa. Os serviços são rigorosamente concluídos às 5h, após esse horário, o sistema é religado e o abastecimento é regularizado gradativamente. Nós agradecemos a compreensão da população por conta desta obra que é tão importante e necessária para a nossa cidade”, disse a engenheira Tatiana Costa, responsável pelo acompanhamento das obras.

As atividades de obras físicas previstas estão em andamento nos bairros Umarizal, Nazaré, Reduto, Marco, Souza, Curió-Utinga, São Brás, Fátima, Canudos, Barreiro, Pedreira, Telégrafo e Sacramenta. Em paralelo, estão sendo realizadas atividades de atualização de cadastro comercial nos demais bairros beneficiados pela obra para que possam ser instalados 150 mil novos hidrômetros, além de novos ramais residenciais de água.

Mais de 20 bairros de Belém são beneficiados com a obra de substituição de redes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). O serviço troca a rede de cimento amianto por Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material mais resistente e eficiente.

Cerca de 180 quilômetros de rede estão sendo implantados por meio do método não-destrutivo (MND), que faz a inserção da rede por meio de perfurações em dois pontos extremos da via, sem a necessidade de escavar a rua inteira. Cada trecho tem o seu cronograma de recomposição. Após a finalização de todas as etapas em cada área, que consistem em: escavação para implantação da rede; execução das soldas de eletrofusão para conectar os trechos implantadas; e as interligações nas novas redes, é feita a recomposição asfáltica.

A previsão é que todas as redes novas estejam em funcionamento 2021.

Parada noturna para interligações: Hoje, dia 21, e amanhã, dia 22, haverá interrupção programada no abastecimento de água dos bairros Pedreira, Telégrafo, Sacramenta e partes do Marco e Barreiro.

Na próxima quarta-feira, dia 28, haverá interrupção programada nos bairros Marco, Souza e Curió-Utinga.

O trabalho será feito de 22h às 5h. Após, esse horário o sistema é religado e o serviço normalizado gradativamente.