Mais de 40 mil moradores de Marituba serão beneficiados com novo sistema de abastecimento de água
Publicado em: 24 de março de 2020 - Horario: 14:10

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), entregou hoje (24), a ampliação do sistema de abastecimento de água Beija-Flor, em Marituba. O governador Helder Barbalho acionou o botão que dá início a operação do sistema que garantirá abastecimento de qualidade e beneficiará mais de 40 mil moradores do município.

A comerciante Patrícia Cruz, que mora há mais de 16 anos no bairro, acompanhou de perto a obra. “Em 2018, essa obra não andou nada. Olhava daqui do outro lado da rua e não via o trabalho andar. De 2019 pra cá que comecei a ver os funcionários e a obra progredir. Espero que melhore, porque o nosso abastecimento era precário, nem filtrada a água era. Agora, já vi por aqui que tem equipamento e espero que a gente receba água de qualidade”, disse a moradora.

O investimento foi de R$ 19,6 milhões e inclui a perfuração de dois poços de 270 metros de profundidade, revitalização de um poço existente com troca de equipamentos, implantação de Estação de Tratamento de Água com quatro filtros e um aerador, reservatório com capacidade de 1.500 metros cúbicos, casa de bombas com três elevatórias, reservatório elevado com 500 metros cúbicos de capacidade, instalação de 24 quilômetros de redes de distribuição de água, execução de 1.975 ligações domiciliares com hidrômetros, implantação de macromedição, sistemas de automação e elétrico.

De acordo com o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis, a determinação do governador foi reestruturar a Companhia e retomar investimentos aprovados que estavam parados. “Nós ainda temos muitos problemas, estamos fazendo por partes, estamos resolvendo. Eu acredito que ao longo dos próximos anos vamos deixar a Companhia como a população merece. 25 anos de descaso, de abandono, não se resolvem em um ano, mas estamos trabalhando ao máximo. Em um ano, já entregamos seis poços, duas grandes obras. Eu sei que ainda é pouco, ainda estamos abaixo do que a população merece, mas vamos chegar lá”, garantiu.

O projeto é de 2017 e chegou a ficar com as obras paradas, sendo retomadas em 2019. Antes da obra, a área era abastecida por um poço em situação precária. O prefeito do município, Mário Filho, participou da inauguração e agradeceu o empenho. “Nós só podemos agradecer o esforço do governador do Estado, que mesmo em um momento difícil, toma uma iniciativa de entregar esse sistema de água que é fundamental, inclusive para combater o coronavírus. Então, nós queremos agradecer pelo empenho do governo nessa parceria junto com nosso município”, disse.

Além do Governador do Pará, Helder Barbalho, do presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis e do Prefeito de Marituba, Mário Filho, também estiveram presentes no ato de entrega o Secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral, o Deputado Federal José Priante e a Deputada Estadual Michele Begot.

“Nós continuaremos trabalhando, tem muita coisa a ser feita. A Cosanpa sofre muito tempo sem investimento. Nós estamos aqui para resolver os problemas, para desatar os nós e garantir com que a Cosanpa esteja à altura da expectativa dos usuários, investindo na Companhia, investindo em ampliação, em melhoramento dos sistemas, na ampliação da rede, dialogando com os municípios para que também hajam investimentos de toda ordem em ações de saneamento integrado no nosso estado”, reforçou o governador Helder Barbalho.