Gincana ecológica desperta conscientização ambiental em Moju
Publicado em: 2 de abril de 2019 - Horario: 17:08

Em Moju, nordeste do Pará, 110 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Conceição Trindade participaram de uma gincana ecológica promovida pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), na semana da comemoração pelo Dia Mundial da Água. Uma atividade que mudou a rotina da escola e dos alunos.

Com uma linguagem acessível, os alunos conheceram as atividades da Companhia e os projetos sociais e educacionais implantados na cidade. “Este é um trabalho de grande relevância para o ambiente escolar que permite com que os alunos aprendam, de forma lúdica, conceitos básicos de preservação e passem a conhecer a importância que a Cosanpa tem para o município e para a comunidade”, explicou a palestrante Janete Marques.
“Mãos na massa”, no sentido mais literal, foi o que o projeto fez ao chamar as crianças para participarem de atividades de preservação na escola. Um grande mutirão foi realizado na escola com todos os integrantes da comunidade escolar. Juntos, eles limparam a escola, fizeram a coleta seletiva de lixo, separando o lixo que podia ser reciclado. A aluna do 5º ano, Heryane, declarou: “achei uma atividade muito legal, principalmente a parte em que fizemos a coleta de lixo, deixou nossa escola mais limpa e ainda reforçou para nós a importância de viver em ambientes limpos”.
Na reciclagem, as crianças aprenderam a confeccionar brinquedos educativos com garrafas pet. “Ensinamos eles a fazerem seus brinquedos de forma simples, rápida e prática”, destacou Emmanuele Yokoyama, a técnica responsável pelo projeto da Cosanpa, em Moju. Para a Coordenadora Pedagógica Rosa Souza, este é um projeto de grande contribuição. “Ver as crianças envolvidas na atividade de preservação e de limpeza, a empolgação deles com a coleta de lixo é gratificante. Uma vez que eles aprendem aqui na escola, levam para casa. Ensinam os pais e amigos e desta forma construímos cidadãos conhecedores dos seus deveres. A Cosanpa está de parabéns por este grande projeto”, disse.
Os alunos ganharam de brinde pulseiras com uma gotinha para recordarem do compromisso de preservar a água para ela não faltar e ainda participaram de uma dinâmica onde deixaram suas marcas em cartazes feitos com as palmas das mãos para lembrarem que preservando eles deixavam sua marca no planeta. “Divertida e muito proveitosa a ação da Cosanpa, conseguiu envolver todas as crianças, conscientizá-las e ainda manter a escola limpa, afirmou seu Raimundo Silva, um dos colaboradores da escola.
(Texto: Kaliu Andrade)
Compartilhar no: