Equipe técnica social da Cosanpa realiza diferentes ações com os moradores de Castanhal

De torneio de futebol à oficina sobre o cultivo de hortas em pequenos espaços, passando por revitalização dos jardins de uma escola, palestra sobre direitos e deveres do cidadão e também reunião com os moradores para esclarecimentos sobre as tarifas cobradas pela Companhia de Saneamento do Pará. Essas são algumas das ações promovidas pela equipe técnica social da Cosanpa, em Castanhal, nordeste do Pará.

É por meio da Assessoria de Projetos Sociais que a Companhia promove oficinas de conscientização ambiental, atividades de preservação, palestras com temas variados e cursos de capacitação que beneficiarão direta e indiretamente a população. Essas equipes atuam nas cidades onde a Cosanpa realiza obras e, no caso de Castanhal, um novo sistema de abastecimento está sendo construído para atender o município.

Na Escola Municipal Doutor José João de Melo, localizada no bairro da Saudade I, 120 alunos participaram do 1º Torneio de Futebol, uma forma da Companhia incentivar o esporte nas escolas, aliando a educação com a prática esportiva, e também a socialização e trabalho em equipe entre os alunos.

Matheus Melo participou do torneio e ainda saiu como campeão. “Quero agradecer à Cosanpa e à escola que providenciaram esse evento pra gente. Muitos times competindo, e nosso time ainda foi campeão. Esperamos que isso se repita várias vezes”, contou empolgado.

Já na Escola Estadual Professora Clotilde Pereira, os alunos revitalizaram os jardins do local.  A equipe social juntamente com os estudantes que compõe o Comitê Ambiental da Cosanpa fizeram a limpeza e roçagem da área verde da escola e, para finalizar, pintaram os pneus, dando uma nova cara para os jardins.

Ao final da atividade, foi feita uma palestra sobre os direitos e deveres do cidadão, explicando o que é a cidadania – como as pessoas devem agir para viver melhor em sociedade. “Eu achei a palestra bem interessante, nos mostrou o que é cidadania, pontuando como é importante se colocar no lugar de outro. Aprendi também como podemos melhorar o lugar onde vivemos, na questão ambiental e também na rotina do dia. Eu achei bem legal, porque agora o comitê ajuda a manter o jardim” disse a aluna Sarah Oliveira.

Na Associação Beneficente Recreativa Casa da Sopa, cerca de 10 moradores de Castanhal participaram de uma oficina sobre cultivo de hortas em pequenos espaços, com a intenção de incentivar a criação de hortas em casa.

E ainda foi feita uma reunião com a comunidade para esclarecer sobre as tarifas da Cosanpa, tirando dúvidas sobre a obra do novo sistema de abastecimento. “Achei a reunião muito proveitosa, a gente aprende muito nesses momentos. A gente tem que participar para entender o que está acontecendo na nossa comunidade e o custo que a água tem. Agora, eu posso explicar para minha família, o valor que pagamos na água, é sempre muito importante participar dos eventos da Cosanpa, pois são muito esclarecedores”, ressaltou dona Maria da Conceição.

Compartilhar no: