Dia mundial da água é comemorado em Marituba com atividades ecológicas e preservação ambiental
Publicado em: 2 de abril de 2019 - Horario: 15:59

Chegamos à Escola Municipal de Ensino Fundamental Cora Tereza, em Marituba, por volta de 8h da manhã de sexta-feira (22) e encontramos cerca de 120 crianças todas enfileiradas no pátio de recreação da escola. Olhares atentos e muita expectativa. Assim, elas se dividiam em grupos sob a coordenação dos professores e monitores. Curiosas, elas acompanhavam a montagem do cenário diferente que elas teriam na manhã comemorativa ao Dia Mundial da Água.

Maquete, vídeo interativo, plantio de mudas e os informativos coloridos da Cosanpa: tudo chamava a atenção delas. “Quando divulgamos para os alunos, eles ficaram super alegres e na expectativa do dia da água para participarem da atividade. Tenho certeza que este projeto estará presente na nossa escola não só hoje, mas em outras datas. Esperamos que a Cosanpa trabalhe essa parceria com nossa escola para fazer os alunos crescerem socialmente”, relatou Abner Rocha Junior, diretor da escola.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Amanda Correia, que viu pela primeira vez o projeto, ações como essa são muitos importantes.  “Este é um projeto muito significativo, uma vez que ele representa uma construção de conhecimento para as crianças e aqui nesta comunidade se torna ainda mais interessante pelo ambiente que nós temos aqui, já que elas estão em volta de olhos d’água. Elas têm esse vivência amazônida que é a relação com água. Entender um pouco mais e ter a parceria de uma empresa como a Cosanpa  para explicar isso para as crianças é de grande valor até para as famílias dos nossos alunos”, ressaltou.

O projeto despertou interesse, inclusive, de um empresário local que hoje é um dos parceiros da Companhia nos eventos de Marituba. “Quando a Cosanpa sinalizou a importância de ter parceiros, me interessei e aqui estou. Foi a forma que encontrei de ajudar a minha comunidade, afinal a Companhia está desenvolvendo uma obra de grande valor em nossa comunidade, aqui na região do Beija-flor e da Pirelli. E projetos como esse, trazem conhecimento e consciência ambiental. Me surpreendi com a estrutura dos projetos e a forma com que eles são desenvolvidos e a partir de então, me tornei parceiro e não pretendo deixar de ajudar  enquanto eu ver que a comunidade tem se beneficiado com ações como essas”, disse Igor Castro.

Outra parceria consolidada pela Cosanpa foi com a Secretaria do Meio Ambiente de Marituba (SEMMAS). “Desde o ano passado, nós iniciamos uma parceria com a Companhia. Através de projetos como esses, hoje atuamos de forma ativa e em conjunto, pois entendemos que  chegar à comunidade é um trabalho muito importante para construção de cidadãos de bem”, foi o que afirmou Hyngra Nunes, Coordenadora de Educação Ambiental da Semmas de Marituba.

Uma experiência de vida que vai além da vivência dos alunos. “Eu trabalho há seis anos com estes projetos e sentimos a necessidade desse trabalho, principalmente onde a obra da Cosanpa está sendo ampliada. Trabalhamos com as escolas e com os CRAS. Eles abraçam nosso trabalho e participam. Com as crianças, o trabalho é ainda mais eficaz, pois eles reproduzem em casa tudo o que eles aprendem. Focamos não só na importância da água, como também na preservação do meio ambiente”,  explicou Dayse Angelin, técnica social da Cosanpa.

As crianças aprenderam sobre as estações de tratamento de água, viram um vídeo com personagens infantis que ensinaram formas de preservar a água e o meio ambiente e descobriram através da maquete como a água chegava até suas casas. “Eu aprendi que tenho que desligar a torneira enquanto escovo os dentes e na hora de ensaboar o corpo”,disse João Silva, de sete anos. “ Muito legal  a maquete das casas que mostra a água que chega no nosso lar”, disparou a estudante Mariana Seabra.

A manhã terminou com o plantio de Ipês Amarelos nas dependências da escola, que contou com a participação de todos os alunos que ajudaram a plantar as mudas, uma a uma. Dever cumprido e mais uma escola atendida pela Companhia de Saneamento do Pará que aproxima alunos e comunidade de uma nova oportunidade de mudar o meio ambiente.

(Texto e Fotos: Kaliu Andrade)

Compartilhar no: