Cosanpa se reúne com lideranças comunitárias e prefeito de Oriximiná
Publicado em: 2 de agosto de 2019 - Horario: 16:33

Localizada na região do Baixo Amazonas, Oriximiná tem mais de 70 mil habitantes. Atualmente, cerca de 40% da população é atendida pelo sistema da Companhia de Saneamento do Pará.

Desde 2007, existe um projeto de ampliação do sistema de água que nunca chegou a ser concluído. As obras foram retomadas e, agora, seguem em ritmo acelerado para que os moradores de Oriximiná recebam água tratada e de qualidade em casa.

As responsáveis pelas Assessorias de Programas Sociais e de Regulação e Novos Negócios da Cosanpa reuniram-se com lideranças comunitárias e com o prefeito de Oriximiná para tratar sobre a obra que está em andamento e o processo de regularização do contrato de concessão do município.

“Eu achei uma reunião produtiva, isso estava faltando. A preocupação da maioria é a questão da qualidade da água e se vai suprir a necessidade de todo mundo. Mas, esclarecemos as dúvidas dos moradores e ficou definido que a equipe da Cosanpa vai até o bairro conversar com todos os moradores”, disse Alex Reis, líder comunitário do bairro Cidade Nova.

De acordo com a Assessora de Programas Sociais da Cosanpa, Lene Oliveira, “quem não participou das duas reuniões anteriores, que foram feitas junto com a prefeitura e poder judiciário, vai ter a oportunidade de conhecer todo o projeto, a engenheira do projeto vai explicar todos os detalhes, o cronograma da obra e nós, da Assessoria de Programas Sociais, vamos falar das ações sociais que estão sendo desenvolvidas na cidade, as visitas técnicas de casa em casa com entrega de material informativo. Com isso tudo, a gente espera que a comunidade entenda a importância e os benefícios que a obra vai trazer para o município e para saúde de todos, porque saneamento é saúde”, explicou.

Ficou definido que uma haverá um encontro com os moradores dos bairros Cidade Nova e São José Operário este mês e, em seguida, uma comissão de moradores irá visitar o canteiro de obras.

Atualmente, o bairro Cidade Nova, em Oriximiná, é atendido por um microssistema de poços artesianos de responsabilidade da prefeitura. O bairro será beneficiado pelas obras do novo sistema de abastecimento de água para receber água tratada.

A equipe da Cosanpa também teve um encontro com o prefeito de Oriximiná, Antonio Silva.

“Nós conversamos sobre processo de regularização da concessão daqui. O município de Oriximiná já tem convênio de cooperação conosco, já tem também o plano de saneamento básico e então a gente já vai trabalhar para regularizar nosso contrato. Vamos alinhar pra fazer uma audiência pública para explicar a minuta do contrato de cooperação entre prefeitura de e a Companhia de Saneamento do Pará. A gente vem trabalhando para melhorar o abastecimento no município. A Cosanpa e Governo do Pará estão com uma obra em andamento que tem um valor total de R$ 37 milhões. Vamos começar a trabalhar as questões dos microssistemas para otimizar o abastecimento para a população. Vamos trabalhar todos juntos para que a população seja a maior beneficiada”, concluiu Renata Maneschy, Assessora de Regulação e Novos Negócios da Cosanpa.