Cosanpa reúne com consórcio executor das obras do sistema de água de Alenquer e Oriximiná
Publicado em: 16 de julho de 2020 - Horario: 15:38

Para garantir o andamento das obras na região oeste do estado, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) reuniu com as empresas que formam o consórcio responsável pela execução de duas obras importantes em dois municípios da região: Alenquer e Oriximiná.

As obras são projetos de ampliação do sistema de abastecimento de água que não andaram conforme o esperado na gestão anterior. Em Alenquer, por exemplo, a obra estava parada e foi retomada em novembro de 2019.

Na reunião, entre os assuntos discutidos, estiveram o andamento dos projetos e os prazos que devem ser cumpridos. “Nós chamamos o consórcio responsável pela execução dessas obras para cobrar providências para que a gente possa cumprir o contrato, para que a gente possa cumprir o andamento das obras, porque são obras muito importantes para esses municípios. Renova a qualidade de água, além de ser a finalização de todo um processo que vai deixar com que os municípios de Oriximiná e Alenquer tenham água com qualidade e quantidade necessárias pelo menos pelos próximos 20 anos”, explicou José Antonio De Angelis, presidente da Cosanpa.

O encontro foi na sede da Companhia em São Brás e duas das três empresas participaram por videoconferência. Além do presidente da Cosanpa e dos responsáveis pelas construtoras, estiverem presentes o diretor de Expansão e Tecnologia da Cosanpa, eng.º Nagib Charone e as engenheiras da Companhia responsáveis pelo acompanhamento das obras, Janete Piauhy e Marília Contente.

No município de Alenquer estão previstos a construção da área de captação flutuante, implantação de estação de tratamento de água para tratar 142 litros de água por segundo, construção de reservatório apoiado com 1.500 m³ de capacidade, elevatória com três conjuntos motobombas, sendo dois para operação e um reserva. Também constam no projeto: reservatório elevado com capacidade de 1000 m³ de capacidade, casa de química, adutora de água bruta em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), 10km de rede de distribuição de água, 802 ligações domiciliares com hidrômetros e sistema de automação.

Em Oriximiná, as obras seguem em andamento para a construção da estrutura da captação no Rio Trombetas com capacidade de bombeamento de 648 m³ de água por hora, implantação de adutora de água bruta em PEAD, estação de tratamento de água com capacidade para tratar 648 m³ por hora; Construção de dois reservatórios apoiados com capacidade total de 1000 m³, casa de bombas, dois reservatórios elevados. Também serão realizadas a reforma do reservatório apoiado e casa de bombas existentes com instalação de novas bombas, reforma do prédio da administração, 44 quilômetros de rede de distribuição, 4.512 ligações domiciliares com hidrômetro e sistema de automação.

A previsão é que as duas obras sejam concluídas em 2021.

 

 

 

Compartilhar no: