Cosanpa recebe comissão de moradores dos residenciais de Icoaraci
Publicado em: 24 de setembro de 2019 - Horario: 16:33

A Companhia de Saneamento do Pará recebeu moradores dos residenciais Viver Maricá e Quinta dos Paricás, em Icoaraci, distrito de Belém, nesta segunda-feira (24). O motivo do encontro foi a situação do abastecimento de água nesses condomínios, que possuem sistemas construídos pelos programas “Minha Casa, Minha Vida” e entregues para a operação da Cosanpa.

Na reunião, estiveram presentes também o presidente da Companhia, José Antonio De Angelis, o Secretário de Habitação de Belém, Maikenn Souza. Os dois residenciais foram construídos pelos programas do governo municipal “Viver Belém” e federal “Minha Casa Minha Vida”, em uma parceria da Prefeitura Municipal de Belém e o Governo Federal.

O Residencial Viver Maracá, bairro Maracacuera, foi entregue pela prefeitura em julho do ano passado, e possui 550 apartamentos. Esse condomínio é abastecido pelo poço do bairro Águas Negras, em Icoaraci, e a medição da água é feita de forma individualizada por hidrômetro, um aparelho de precisão que mede e registra o consumo de água. Os moradores pediram que uma equipe técnica da Cosanpa possa avaliar a qualidade da água que está sendo distribuída para o residencial.

“Nós já estávamos em contato com o secretário da Sehab, e ele disse que o presidente da Cosanpa estava disposto a nos receber e nos ouvir. Poucos pessoas nos dão essa oportunidade, nos reunimos com o seu José Antonio de Angelis e expomos todos os nossos problemas, estamos saindo daqui acordados e aguardando a visita de equipes da Cosanpa no nosso condomínio, foi uma reunião muito produtiva”, contou dona Marcilene Vilhena, moradora do residencial Viver Maracá.

De Angelis, presidente da Companhia, enfatizou o compromisso da Cosanpa em busca soluções para satisfazer o cliente, e por isso, trabalhos vão ser feitos para nesses locais.“Eu vou solicitar para que seja feita a análise da água que está saindo do nosso poço, e também da que está chegando na casa dos moradores. Vou pedir também para que seja feita uma vistoria no poço do Águas Negras e se for necessário, uma limpeza. Equipes da Cosanpa vão até o local fazer ações sociais sobre o uso racional da água, além de explicar como funciona a tarifa da Companhia. Estaremos dentro do condomínio para atender aos moradores e tirar as dúvidas de cada um”.

Já o Residencial Quinta dos Paricás teve a primeira e segunda etapas do empreendimento entregues no primeiro semestre desse ano e a terceira ainda está em andamento. Esse condomínio tem sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto próprios. Entre os assuntos debatidos esteve o valor das contas.

“Nós viemos aqui fazer reclamações semelhantes às dos moradores do Viver Maricá, também estamos com problemas com a qualidade da água e nossas contas estão vindo muito altas”, explicou o seu Fernando Souza, morador do Residencial Quinta dos Paricás.

O titular da Cosanpa informou aos moradores que será feita uma revisão nos valores das contas e, se houver cobrança injusta, o valor será descontado. Ele esclareceu também que todos os moradores têm hidrômetros, aparelho que mede o consumo dos clientes e é a forma mais justa de cobrança, já que o cliente paga pelo que consome. Além disso, o medidor ajuda a identificar perdas entre a produção e a distribuição de água, quando há vazamentos, por exemplo.

Ficou definido que a equipe técnica da Cosanpa também irá até o Residencial Quinta dos Paricás para que sejam feitas as análises da água e dos hidrômetros. Ações sobre uso consciente da água também serão realizadas pelas equipes sociais da Companhia.

“Fiquei muito feliz com essa reunião. A Cosanpa abriu as portas pra Sehab e para os moradores, dando voz para cada representante. Eu, em nome da Sehab, me comprometo a ajudar a Companhia com essas ações, vamos dar suporte, caminhar juntos”, pontuou o secretário de habitação de Belém, Maikenn Souza.