Cosanpa realiza visita técnica em obras e reunião com prefeitura de Santarém
Publicado em: 21 de janeiro de 2020 - Horario: 20:51

Acompanhar de perto as obras em Santarém, na região do Baixo Amazonas, faz parte do planejamento da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Os investimentos no municípios estavam paralisados desde 2016. Em outubro de 2019, o empreendimento foi retomado para ampliação do sistema de abastecimento de água.

A obra orçada em quase R$ 130 milhões de reais envolve a perfuração de seis novos poços, cinco reservatórios, 300 quilômetros de novas redes para atendimento de mais de 20 bairros Santarenos. Até o momento, 30% já foram executados. A previsão é de que tudo esteja concluído em 2021.

Nesta terça-feira (21), três pontos diferentes de frentes de trabalho foram visitados, nos bairros Nova República e Livramento. A comitiva da Cosanpa também foi até a sede da Companhia no município e na Estação de Tratamento de Esgoto Mapiri, operada pela Cosanpa, onde obras de revitalização também sendo feitas.

No final da tarde, houve uma reunião com as equipes da prefeitura de Santarém e do Centro Regional de Governo no Baixo Amazonas. De acordo com o Secretário Regional de Governo, Henderson Pinto, a reunião foi produtiva. “Esse alinhamento é importante e está consolidado. Com certeza quem vai ganhar com isso é a população que vai ter atendimento melhorado. Infelizmente, a Cosanpa foi sucateada ao longo dos anos e nosso papel agora é resgatar isso para que a Cosanpa passe a ser uma referência. Tenho convicção de que dentro do prazo de dois anos, vamos dar uma resposta muito positiva para a população”.

É muito importante a presença do presidente da Cosanpa em Santarém trazendo equipe técnica no sentido de melhorar a prestação do serviço no município. Solicitamos uma atenção especial à questão da manutenção emergencial, já que estamos distantes da capital, é necessário uma estrutura melhor aqui. Foi apresentado um plano de investimento com a perfuração poços, reservatórios, implantação de redes. Nós elencamos o bairro Alvorada como prioridade, já que não é atendido pela Cosanpa e nem por microssistema”, disse o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

Detalhamos ao prefeito as obras que estão em andamento. São mais de 300 quilômetros de rede, 6 poços novos, já temos 2 praticamente perfurados, temos mais de 20 bairros atendidos. Daqui a dois anos, vamos ter 95% da população urbana atendida, com eficiência e qualidade”, finalizou José Antonio De Angelis, presidente da Cosanpa.

Cosanpa realiza visita técnica em obras e reunião com prefeitura de Santarém