Cosanpa realiza oficina de decoração natalina com material reciclado
Publicado em: 29 de novembro de 2019 - Horario: 17:15

O Natal reforça a ideia de praticar boas ações e preservar o meio ambiente deve estar entre elas também, afinal temos que cuidar do espaço onde vivemos. Sabia que dá para reciclar CD’s e até rolos de papel higiênico para fazer a decoração natalina? Foi isso que  Companhia de Saneamento do Pará ensinou para as moradores do bairro Guamá, em Belém, durante as ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará.

A oficina foi realizada durante esta semana e foi encerrada nesta sexta-feira (29), com a entrega dos certificados para as 20 participantes, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro do Guamá. Durante cinco dias, elas aprenderam a reutilizar CD’s, rolos de papel higiênico, latas de leite, porta-retratos quebrados e retalhes e artigos de decorações de natal que estavam guardados em casa para fazer artigos de Natal.

“Foi uma coisa nova pra gente aprender mais coisas. Aprendemos como armar as flores, como reutilizar CD, usar tecidos, argilas, técnicas novas. É uma coisa nova que a gente vai fazer e ainda vai ter uma divulgação para vender nossas peças. Gostei muito!”, comemorou Patrícia Ramos, autônoma.

Com o novo conhecimento, algumas participantes já tinham até encomendas de vizinhos. “Nunca tinha feito artesanato. Achei muito legal e super importante, porque dá para aumentar a nossa renda e ainda economizar na decoração de casa. Já tenho duas encomendas para entregar duas guirlandas. Vou reutilizar CD, rolos de papel e latas de leite para enfeitar a casa também!”, disse Fernanda Gama, operadora de caixa.

A Cosanpa desenvolve ações sociais em todos os municípios com obras em andamento. Quem participou não conhecia o trabalho social da Companhia e ficou satisfeito. “É muito bom, a gente aprender. Gostei muito da árvore, porque não imaginava que rolos de papel higiênico poderiam ser reaproveitados. Não só para o Natal, mas podemos usar essa técnica para outras datas comemorativas, basta usar a criatividade. Foi uma surpresa saber que a Cosanpa oferece esse tipo de curso, porque precisamos nos qualificar para ter outras oportunidades”, ressaltou a dona de casa Gisele Souza.

Assim como em outros programas, dentro do TerPaz, a Cosanpa desenvolve atividades para a comunidade que reforcem a importância da preservação do meio ambiente e o uso consciente da água.

 

Compartilhar no:
Cosanpa realiza oficina de decoração natalina com material reciclado