Cosanpa proporciona diferentes atividades para população de Castanhal
Publicado em: 1 de novembro de 2019 - Horario: 17:08

Durante o mês de outubro, a Companhia de Saneamento do Pará realizou várias ações para os moradores de Castanhal, nordeste do estado. Crianças, adolescentes, adultos e idosos participaram de palestras, oficinas e brincadeiras.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Clotilde Pereira, bairro Nova Olinda, os alunos tiveram a oportunidade de assistir uma palestra sobre educação ambiental e cidadania, abordando a importância da preservação do meio ambiente e do papel do cidadão na sociedade.

“Essa palestra foi muito enriquecedora para o nosso dia a dia, trazendo informações essenciais para gente, abordando temas como trabalho em grupo e viver em comunidade. Agradecemos a Cosanpa pela vinda a escola, pois além de nos informar sobre os projetos, sobre o trabalho do órgão, ela nos traz conhecimento sobre vivência de mundo e nos ensina a como cuidar do meio ambiente”, disse a aluna do 3º ano, Jaqueline Souza.

Ainda na Escola Estadual Professora Clotilde Ferreira, os alunos do comitê ambiental participaram de uma ação para modificar o jardim da escola, com material reciclável, principalmente pneus, eles deram uma nova cara para o local, e ainda aprenderam sobre a importância reciclagem.

“Com essas atividades do Comitê Ambiental, a gente consegue aprender e ainda repassar o nosso conhecimento adiante. É gratificante cada mudança que fazemos na escola, ainda por saber que estamos ajudando o meio ambiente, e transformando o nosso espaço”, contou o aluno Jordy Lopes.

Os professores ressaltaram que esse tipo de oficina desperta nos alunos a vontade de mudar e se tornarem seres humanos melhores. “É de extrema importância ter esse trabalho da Cosanpa dentro da escola, os alunos aprendem que com pequenos atos eles contribuem para o meio ambiente e nossa cidade, com um simples gesto podemos transformar um espaço, e ainda despoluímos o meio ambiente, tirando as coisas da rua e reciclando esses materiais”, declarou a professora Ana Amélia Soares.

Na associação beneficente Casa da Sopa, no bairro Propira, os moradores participaram da segunda etapa da oficina “horta em pequenos espaços”, que ensinou como as pessoas podem criar uma horta em casa e com materiais recicláveis, como pneu ou garrafas pet. Nessa segunda etapa, eles aprenderam como plantar diferentes verduras, temperos e legumes.

“A partir dessa oficina eu aprendi novas coisas e novas ideias para cultivar uma horta em casa. Ter a própria horta significa também mais saúde, vamos consumir um produto que foi plantado dentro das nossas casas e por nós mesmos”, pontuou Josi Flores, moradora do bairro Propira.

E no mês que se comemoraou o dia das crianças, a equipe técnica social não podia deixar de homenageá-los, para encerrar outubro, uma grande ação para 42 crianças de Castanhal. Eles assistiram a um teatro com fantoches, participaram de palestra sobre higiene bucal, uma oficina sobre como fazer a escovação e ganharam kits de saúde bucal. Além disso, participaram de brincadeiras organizadas pela equipe da Companhia, fizeram pinturas no rosto e ao final dia ganharam brinquedos. Adultos e idosos também estiveram presente nessa manhã em homenagem ao dia das crianças.

Compartilhar no: