Cosanpa promove debate sobre infecções sexualmente transmissíveis com alunos do ensino médio em Marituba
Publicado em: 30 de maio de 2019 - Horario: 17:26

A prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) foi tema de debate entre cerca de  40 alunos da Escola  Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari, em Marituba.

Para se ter ideia, as IST (antes chamadas de DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis) são uma preocupação mundial, como aponta os dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano, o CDC.   Em 2016, somente nos Estados Unidos, os números de episódios de sífilis, gonorreia e clamídia registraram, em apenas um ano, aumento de 15,1%, 5,1% e 2,8%, respectivamente. No Brasil, nos últimos dois anos, foram notificados 87.593 casos de Sífilis adquirida, já os episódios de Hepatite C somavam mais de 7.000 mil casos, de acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Saúde entre 2017 e 2018.

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) levou aos adolescentes da escola de Marituba os esclarecimentos necessários para abrir um debate e orientá-los sobre métodos de prevenção. A discussão é delicada, mas importante para ampliar a discussão sobre assunto e manter os jovens informados.

“É interessante o incentivo dos professores em trazer o tema para nós, ensinando o que não conhecíamos sobre as infecções sexualmente transmissíveis e nos ajudar a tirar duvidas. Pra gente é muito importante, afinal tem muitos jovens que nem conhecem estas doenças, aproveito para agradecer o apoio da Cosanpa em trazer temas como estes para nossa escola”, disse Edson Rafael.

Para a professora de biologia Cris Jardins, este foi um momento crucial para o desenvolvimento da turma do primeiro ano. “É importante a maneira que a Cosanpa tem levado as escolas palestras como essa, que mostram a realidade dos riscos das IST. A grande maioria dos alunos acredita que os casos mais graves são os que envolvem a AIDS e através deste debate eles puderam conhecer a necessidade da prevenção para todas as doenças oportunistas”, ressaltou.

Com as dúvidas esclarecidas, os alunos receberam orientações sobre riscos e a importância de se prevenir. Na bagagem da equipe de assistentes sociais da Companhia, mais um dia de dever cumprido e a certeza de um trabalho que pode salvar muitos jovens.

(Texto: Kaliu Andrade)

Compartilhar no: