Cosanpa promove capacitação para moradores de Oriximiná
Publicado em: 4 de novembro de 2019 - Horario: 14:50

Para quem tem interesse em seguir a profissão de eletricista, o curso de capacitação de eletricista predial pode ser o primeiro passo. Foi pensando nisso que a Companhia de Saneamento do Pará promoveu o curso de eletricista predial para os moradores de Oriximiná, região do Baixo Amazonas.

Na primeira turma, 22 alunos foram capacitados para dar início a profissão de eletricista. O curso foi realizado na Escola Municipal Professora Amélia Ferrari, com aulas teóricas e práticas.

Indicado para pessoas que buscam conhecimento sobre o funcionamento da parte elétrica de um prédio, os alunos aprenderam técnicas de base sobre instalações elétricas prediais, e também a executar instalações e manutenção da rede elétrica de baixa tensão em edificações.

O sistema elétrico é complexo e pode ser muito perigoso, caso seja manuseado de forma inadequada por uma pessoa sem qualificação, o aluno Anderson Garcia contou que sempre teve vontade de fazer o curso, mas ainda não tinha tido a oportunidade. “O curso foi muito interessante, e ainda nos possibilitou a fazer um estágio, ou seja, colocamos em prática o que aprendemos na sala de aula. Eu estava precisando muito desse curso, até pensei em viajar para Santarém para fazer, até que veio a Cosanpa e me proporcionou essa capacitação. Esse foi o início de uma nova profissão na minha vida”, pontuou Anderson.

Ao final das 80 horas de curso, cada aluno recebeu um kit para que pudesse fazer a sua iniciação no mercado de trabalho. “Eu fiquei muito feliz com esse projeto, mostra a preocupação com as pessoas que não têm condições de realizar um curso como esse. O curso me deu uma boa base para dar início nessa profissão, esse foi só o primeiro passo”, declarou Salon Freitas, participante do curso.

Os cursos de capacitação são realizados pela assessoria de projetos sociais da Companhia, para que moradores de áreas onde a empresa realiza obras possam crescer profissionalmente em diferentes atividades.

Obra – O novo sistema de abastecimento em Oriximiná terá capacidade de produzir 180 litros por segundo de água, armazenar cerca de 2 milhões de litros para atender a população urbana da cidade. Atualmente, o sistema atual abastece 40% do município. A obra já está na fase de instalação de novas tubulações nas ruas da cidade, a previsão é de que os serviços sejam concluídos no final de 2020.

Compartilhar no: