Cosanpa participa de reunião com deputados na Assembleia Legislativa
Publicado em: 11 de setembro de 2019 - Horario: 17:43

A pedido do poder legislativo, o presidente da Companhia de Saneamento do Pará, José Antonio De Angelis, participou de uma reunião na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (11). A pauta foi a tarifa de água e esgoto, no Pará.

A presidência da Cosanpa respondeu a todos os questionamentos feitos pelos deputados presentes e esclareceu que o estudo de defasagem apresentado pela Cosanpa não se trata do valor de reajuste da tarifa. O estudo, que consiste na análise de todos os fatores que envolvem os custos de operação e o valor da tarifa que está sendo cobrada atualmente, é uma exigência da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae) – que regula e fiscaliza os serviços da Companhia. A Amae também é a instituição responsável por discutir e aprovar o reajuste tarifário, após a votação e decisão do Conselho Superior de Administração, formado por sete membros de entidades públicas e sete membros de entidades civis, como o Sindicato dos Urbanitários do Pará e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

“Quero agradecer a disponibilidade do presidente e equipe técnica para ouvir o parlamento. Acredito que muitos parlamentares retiraram dúvidas. Entendo que a necessidade de um reajuste tarifário na atual situação da Companhia, mas acredito também que o debate é fundamental. Historicamente, a Cosanpa não foi vista como prioridade para nenhum governo, então, permita-me desejar boa sorte e espero que a situação possa mudar para que a população seja finalmente beneficiada”, disse o deputado Thiago Araújo (PPS).

Na ocasião, também estavam presentes as deputadas Ana Cunha (PSDB)e Marinor Brito (PPS) e os deputados Chicão (MDB), Carlos Bordalo (PT), Toni Cunha (PTB), Ozório Juvenil (MDB) e Eliel Faustino (DEM). Além da questão da tarifa, também foram discutidos os investimentos que estão sendo feitos pela Cosanpa nos 53 municípios do Pará, onde a Companhia atua. Ficou definido que o presidente irá enviar o plano de ação das obras que estão em andamento no estado.

“A Cosanpa está aberta ao diálogo com os parlamentares, com as agências de regulação e, principalmente, com a população. Quero agradecer a todos os deputado, fui muito bem recebido e dizer que estamos à disposição para todos os esclarecimentos. Nosso foco são nossos clientes, queremos servir com qualidade os moradores do Pará e estamos empenhados nisso: em mudar a situação deixada pelos governos anteriores, reestruturar a Companhia e melhorar os serviços que estão sendo prestados para que todos tenham orgulho dessa empresa que é do povo”, finalizou José Antonio De Angelis.