Cosanpa participa de audiência pública do plano de saneamento de Marabá
Publicado em: 25 de novembro de 2019 - Horario: 19:36

A audiência pública para discutir o Plano de Saneamento Básico de Marabá foi realizada na tarde desta segunda-feira (25), no auditório do Cine Marrocos, na Marabá Pioneira.

Além da comitiva e do presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), José Antonio De Angelis, também estiveram presentes o Secretário Regional de Governo do Sudeste do Pará, João Chamon Neto, representantes da prefeitura de Marabá, profissionais da área de saneamento, de instituições da sociedade civil e lideranças comunitárias.

É um prazer grande estar aqui na cidade e participar de um momento tão importante como este. Quando falamos em saneamento, não estamos falando apenas água e esgoto – que são os serviços de responsabilidade da Cosanpa -, mas também de resíduos sólidos e drenagem. Daí a importância dessa discussão com todas as instituições envolvidas e a população também. Todos temos que trabalhar juntos para efetivamente mudar a atual realidade de toda a nossa região. Como vocês sabem, a Companhia foi deixada em uma situação complicada de sucateamento e nossa missão é transformar a Cosanpa em uma Companhia eficiente, que entregue água com qualidade e quantidade que a população necessita, assim como o tratamento de esgoto adequado”, explicou o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis.

O plano é um instrumento importante para definir as ações nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e destinação dos resíduos sólidos, nos próximos cinco anos, já que o estudo será válido entre os anos de 2019 e 2024. Ainda na audiência, também foram discutidas as bases do contrato de programa que será assinado entre prefeitura e Cosanpa, além da criação de uma agência municipal para a fiscalização dos serviços.

“Agora, o documento será disponibilizado para consulta pública na internet para que toda a população tenha acesso e possa participar enviando outras sugestões. Depois disso, o Plano segue para aprovação na Câmara Municipal para que seja votado como lei. Instituída a lei, o documento se torna efetivamente o Plano Municipal de Saneamento e aí sim, a Cosanpa poderá assinar o contrato de programa para continuar operando os sistemas de água e esgoto de Marabá”, concluiu Renata Maneschy, Assessora de Regulação e Novos Negócios da Cosanpa.