Cosanpa participa da Câmara Técnica voltada para Planos Municipais de Saneamento Básico, parte da programação da 15ª Reunião do ConCidades
Publicado em: 26 de agosto de 2019 - Horario: 12:33

As quatro câmaras técnicas envolvidas nas discussões sobre habitação, saneamento ambiental e resíduos sólidos, transporte e mobilidade urbana, e planejamento e gestão territorial, realizaram debates durante a programação da 15ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades (ConCidades).

A Companhia de Saneamento do Pará deu sequência nas ações da Câmara de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos. Dentre os temas abordados na reunião estiveram saneamento urbano e rural, aterros sanitários, resíduos sólidos, captação da água da chuva, políticas públicas e o abastecimento de água.

O conselho deu ênfase em debates sobre o andamento de obras públicas do Estado, que devem trazer melhorias e mais qualidade de vida para a população. Destacando algumas obras como, o sistema de abastecimento do município de Oriximiná, na região do Baixo Amazonas, e o Projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que atenderá os bairros de Canudos, Guamá, Terra Firme e Marco, em Belém.

Formado por representantes do Governo do Estado, prefeituras, movimentos sociais, entidades representativas e sociedade civil. O ConCidades possui um calendário de debates e conferências sobre políticas públicas para o desenvolvimento da região e obras em execução pela administração estadual.

Oberdan Pinheiro Duarte, economista da assessoria de planejamento da Cosanpa, se colocou à disposição do conselho para ajudar no que for possível, “Colocamos a estrutura da empresa a disposição, e o que tiver ao nosso alcance a gente vai colaborar, também podemos participar em todas as demandas do Plano Municipal de Saneamento, envolvendo mais instituições ligadas ao Governo”, disse o representante da Companhia.

Dados sobre o planejamento da Sedop para o planos de saneamento básico, foram apresentados pela Secretaria de Desenvolvimento de Obras Públicas. “Foi financiado pelo Governo Federal os planos municipais de saneamento básico urbano e rural, e como todos sabem o saneamento básico envolve os quatro eixos, abastecimento de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Uma exigência do governo é que todos os municípios que receberem os recursos nessas áreas elaborem seu plano e encaminhem para Sedop, para que não deixem de receber o financiamento do governo federal na área de saneamento”, concluiu Luana Fernandes, técnica em saneamento da Sedop.