Cosanpa intensifica o trabalho para melhorar a qualidade da água do Residencial Viver Melhor Marituba
Publicado em: 5 de setembro de 2019 - Horario: 16:47

Há mais de um ano, moradores do residencial Viver Melhor Marituba têm reclamações a estrutura da obra que entregue, em março de 2018. A  construtora do empreendimento entregou o residencial com falhas na implantação da rede de abastecimento de água.

Desde que a Companhia de Saneamento do Pará começou a operar o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto do Residencial Viver Melhor Marituba reparos têm sido feitos constantemente. As falhas na obra tem comprometido a qualidade da água, visto que até restos de construção foram encontrados dentro da rede de abastecimento, ou seja, a rede não teria passado por limpeza para que fosse entregue à população e,  além disso, não foram implantados os pontos de descarga (que constavam na planta), o que é imprescindível para limpeza da rede. Por fim, ainda faltam interligações na rede para água circular.

Restos de obras encontrados na rede de abastecimento de água.

Constatado todos esses problemas – de responsabilidade da construtora -, a Cosanpa mantém contato com a empresa, visto que a obra ainda está dentro da garantia de cinco anos, para que todos os reparos sejam ressarcidos e a empresa garanta a qualidade das instalações para que Cosanpa possa operar adequadamente o sistema.

Mesmo assim, é importante destacar que há cerca de um mês a Companhia intensificou o trabalho no local para reverter essa situação. Na Quadra 25, por exemplo, já foram implantados pontos de descargas que estão fazendo a limpeza da rede.

“Amostras estão sendo coletadas para que sejam analisadas em laboratório, vamos fazer a elaboração dos dados e assim continuamos o trabalho na melhoria da qualidade da água”, explicou Arthur Ribeiro, técnico industrial da Companhia.

Outro exemplo foi a ação na Quadra 10: desde que a obra foi entregue, o abastecimento era irregular, mas essa semana a Cosanpa implementou reforços na rede e regularizou o serviço.

“Faz um mês que equipes da Companhia estão trabalhando diariamente no Residencial Viver Melhor Marituba. Eu e o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis, estamos em diálogo com a comunidade desde agosto. Ontem eu recebi uma comissão de 20 moradores e acordei com eles que assim que a todos os moradores dos 4022 apartamentos estiverem com o abastecimento totalmente regularizado, recebendo nas torneiras água com a mesma qualidade que sai do nosso sistema, vamos fazer uma grande ação de negociação de débitos para que todos os clientes fiquem regularizados”, garantiu Edilson Alves, gestor da Unidade Estratégica de Negócios BR.

O presidente da Associação dos Moradores do Residencial Viver Melhor Marituba, Daniel Amintas, esteve presente na reunião com o presidente da Companhia e com o gestor da Unidade. “Fizemos um acordo com a Cosanpa para que eles melhorem essa qualidade da água e os moradores possam negociar os débitos, pois muita gente deixou de pagar. Também nos comprometemos a pedir para que os moradores evitem fazer ligações clandestinas”, concluiu Amintas.

Compartilhar no: