Cosanpa faz balanço positivo da participação no programa Governo Por Todo o Pará
Publicado em: 2 de abril de 2019 - Horario: 16:46

Durante o programa Governo Por Todo o Pará, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) esteve em Santarém com diversas ações. Além do presidente da Companhia, Márcio Coelho, também saíram da capital com destino ao oeste paraense as Assessoras de Programas Sociais e de Regulação e Novos Negócios da Cosanpa, Lene Oliveira e Renata Maneschy.

Nos primeiros dias de programação, a Cosanpa dedicou a atenção aos representantes do poder executivo municipal. Foram realizadas reuniões com os prefeitos dos municípios que operam com sistemas da Companhia para discutir melhorias no fornecimento do serviço. Também houve encontros com prefeitos de cidades que atualmente operam com sistemas próprios para a possibilidade da migração do serviço para a competência estadual.

“Esse movimento que fizemos agora de vir até aqui, ter contato com os prefeitos dos municípios que a gente opera e aproximar a Cosanpa da população é muito importante. Acredito que vai agregar um valor diferenciado para o nosso trabalho nessa nova gestão do Governo do Estado e na gestão da Companhia”, afirmou Renata Maneschy, Assessora de Regulação e Novos Negócios.
A Assessora falou ainda sobre os novos investimentos que estão sendo feitos em Santarém. “Temos um projeto que é uma obra grande de água que vai aumentar a produção, reservação, além de hidrometrar, macromedir e instalar cerca de 2.500 ligações intradomiciliares. Ou seja, vai ser muito positivo pra população, uma vez que as obras que estão no cronograma como prioridades para serem executadas vão finalizar obras incompletas. Em poucos meses, teremos resultados positivos. Um exemplo é o sistema que estamos construindo no bairro Livramento, que está quase pronto, inclusive com casa de química. A partir do momento que esse sistema estiver funcionando, vamos ter um aumento substancial de água em Santarém. Essas obras vão trazer resultados em curto prazo muito positivos para o município”, informou.
A Cosanpa participou da Ação Cidadania, organizada pelo programa ParáPaz, em uma escola de Santarém. Além do oferecer a negociação de débitos, a Companhia falou sobre as obras que estão previstas para a região.  “É a oportunidade que a comunidade tem de não pagar juros, multa, pagar um valor acessível e ainda negociar esse valor em parcelas a longo prazo. Aqui em Santarém já realizamos palestras, cursos, oficinas. Nós temos até um grupo formado, chamado comissão de acompanhamento de obra. A gente está aguardando o retorno da obra para que essas ações voltem também, porque o trabalho técnico social retornar e a população vai voltar é beneficiada com essas ações”, explicou Lene Oliveira, Assessora de Programas Sociais.
Durante esses dias, o presidente da Cosanpa visitou a Estação de Tratamento de Água Irurá e de Tratamento de Esgoto Mapiri. Na presença dos técnicos que trabalham no local, o gestor da Companhia pode ver de perto a situação atual dos sistemas. “Nós avaliamos a realidade de cada local, tanto da produção quanto das estações e observamos pontos positivos e pontos que a empresa precisa melhorar. No caso do abastecimento, temos motores que estão parados e questões estruturais que precisam ser resolvidas. Temos um projeto de investimento que vai fazer a recomposição de alguns dos nossos sistemas e é importante estar aqui pra ver se efetivamente esses projetos estão adequados às necessidades das estações de Santarém. Com os investimentos novos que estão sendo feitos, haverá estabilidade nesses sistemas e a população irá perceber a melhoria do serviço prestado pela empresa”, garantiu Márcio Coelho.