Cosanpa e prefeitura de Belém reforçam parceria para avançar com obras da Bacia da Estrada Nova
Publicado em: 12 de fevereiro de 2021 - Horario: 13:44

Na manhã desta sexta-feira (12) representantes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) se reuniram com a equipe do Promaben, da Prefeitura de Belém, para reforçar a parceria para melhor andamento das obras da Bacia da Estrada Nova.

Nos bairros beneficiados pelo Programa de Saneamento da Bacia Estrada Nova, a Cosanpa também trabalha com a obra de substituição de redes, onde está sendo trocada a rede de cimento amianto por Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material mais resistente e eficiente. O objetivo é melhorar o funcionamento do sistema de abastecimento e, também, a qualidade da distribuição da água.

“O objetivo da reunião, hoje, foi apresentar para equipe da nova gestão da prefeitura o andamento das obras de substituição de redes prevista para área da Bacia da Estada Nova, que é o objeto do projeto Promaben II, que está atuando nos bairros Jurunas, Guamá e partes da Cremação e Condor. Nós conseguimos demonstrar todo nosso trabalho para eles e a partir dessa reunião nós só temos a ganhar, vamos trabalhar em parceria, através da compatibilização dos serviços previstos nos dois projetos, e assim vamos conseguir fazer até uma economia financeira para as duas partes, utilizando o recurso público da melhor forma possível, beneficiando a população. Estamos compatibilizando as ações entre Cosanpa e Prefeitura de Belém, através do Promaben”, explicou Tatina Costa, engenheira da Cosanpa.

Com os dois órgãos trabalhando em conjunto, as obras tendem a andar de maneira mais acelerada e em prol do melhor saneamento básico para os moradores dos bairros Jurunas, Guamá e partes da Cremação e Condor, em Belém.

“A reunião foi extremamente produtiva, esse é início da uma jornada em conjunto com a Companhia, o Promaben precisava entrelaçar essa relação nessa etapa da obra da Bacia da Estrada Nova. E a partir de agora, eu vejo que vamos conseguir andar em conjunto utilizando a expertise da Companhia e do Promaben, trabalhando em prol da sustentabilidade e do saneamento básico da nossa cidade”, declarou Victória Veras, coordenadora adjunta do Promaben.

A reunião reforçou e alinhou o trabalho do Governo do Estado com a prefeitura de Belém. “Eu considero a imprescindível a parceria entre a Cosanpa, Governo do Estado, Promaben e Prefeitura, assim como todas as outras instituições públicas, a sociedade só ganha quando as instituições trabalham de forma conjunta, sempre colaborando uma com a outra”, finalizou Renata Maneschy, assessora de regulação.