Cosanpa e Prefeitura de Belém alinham projeto de Estação de Tratamento de Esgoto
Publicado em: 18 de maio de 2021 - Horario: 17:24

Nesta terça-feira (18), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) recebeu a coordenação do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) para alinhamento do andamento da obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em benefício dos bairros da Cidade Velha, Condor, Jurunas, Cremação, São Brás e Guamá, em Belém.

“Nós víamos estabelecer ligações com relação ao projeto e a execução da obra de Estação de Tratamento de Esgoto na área da Estrada Nova. Essa estação vai ficar na sub-bacia 2, no final da Travessa Quintino Bocaiúva. A Cosanpa faz parte do processo, mediante o auxílio da aprovação das etapas e no futuro com a operação da estação”, explicou Rodrigo Rodrigues, coordenador geral do Promaben, acrescentando que o projeto executivo está em fase final de elaboração e a previsão é que a obras comecem até o início de 2022.

“A reunião foi para tomarmos conhecimento dos planos da prefeitura para que a gente possa trabalhar em parceria para os investimentos que a prefeitura vai fazer com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é melhorar e ampliar a cobertura de esgoto para que mais pessoas possam ter acesso à coleta e tratamento de esgoto aqui em Belém”, destacou o presidente da Cosanpa,  José Antonio De Angelis.

Entenda o programa –  Por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), a Prefeitura de Belém quer realizar obras de saneamento e urbanização nas bacias hidrográficas da Estrada Nova e do Una.

O financiamento aprovado pelo BID foi de cerca de US$ 140 milhões. Entre os itens do projeto está a construção da Estação de Tratamento de Esgotos para atendimento dos bairros Cidade Velha, Condor, Jurunas, Cremação, em uma primeira fase; e na segunda fase, os bairros Guamá e São Brás.