Cosanpa conclui cursos gratuitos em quatro municípios paraenses, nesta sexta-feira
Publicado em: 25 de junho de 2021 - Horario: 16:48

Nesta sexta-feira, a Companhia de Saneamento do Pará concluiu cinco cursos gratuitos realizados durante a semana, nos municípios de Ananindeua, Belém, Breves e Castanhal. Ao todo, 100 participantes foram beneficiados e receberam certificados de qualificação profissional.

Desempregada, Marcilene Carvalho resolveu participar do curso de manicure e pedicure para tentar novas oportunidade e retornar ao mercado de trabalho. “Quero agradecer a Deus e à Cosanpa, que nos proporcionou esse curso, para entrarmos no mercado, para nós é um novo aprendizado, veio para nos capacitar. A gente não teria no momento de pagar um curso e a gente só tem a agradecer”, declarou a moradora do bairro de Águas Lindas, em Ananindeua.

Em Breves, na Ilha do Marajó, foi ofertado o curso de atendente de farmácia para 20 moradores do município. “O curso vai me agregar muito e espero que me ajude nas oportunidades de emprego”, disse esperançoso o estudante Eduardo Matos.

Paulo André trabalha como barbeiro no bairro do Telégrafo, em Belém, e decidiu fazer o curso de design de sobrancelha para oferecer uma nova opção de serviço aos clientes. “Eu sou o único homem entre as mulheres do curso, que vai me ajudar a ter uma renda extra. Gratificante ter esse curso na nossa comunidade, reconhecendo o esforço de quem está começando agora, que teve que se virar por conta da pandemia”. Na capital, também foi oferecido o curso de atendimento ao público, no bairro da Sacramenta.

Em Castanhal, de segunda à sexta-feira, foi realizado o curso de agente de portaria. “Me sinto muito feliz de chegar até o fim do curso, agradeço toda a equipe da Cosanpa, porque nos ajudaram a nos preparar para entrar no mercado de trabalho com qualificação”, agradeceu Diego Gonçalves.

A Cosanpa realiza ações socioeducativas e cursos gratuitos em municípios onde há obras de saneamento financiadas pela Caixa Econômica Federal em andamento. Em Belém, os cursos foram possíveis por conta das obras no Complexo Bolonha e pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Una, no bairro do Telégrafo. Em Ananindeua, está em andamento a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água do bairro Águas Lindas. O sistema de água de Breves está sendo ampliado com nova estação de tratamento de água e novas redes para atender a população com água de qualidade. Em Castanhal, as obras de ampliação do sistema de água irão atender mais de 65 mil pessoas, em mais de nove bairros.