Cosanpa completa 50 anos com obras retomadas e novos investimentos
Publicado em: 21 de dezembro de 2020 - Horario: 10:56

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) completa 50 anos de história nesta segunda-feira (21). Por conta da pandemia do novo coronavírus, não serão realizadas comemorações pela data festiva, mas, o momento é de celebração pela nova fase que está sendo implantada na Cosanpa desde o ano passado, quando iniciou o plano de recuperação da empresa, após um longo período de abandono.

Este ano, a Companhia completou cerca de 60% da obra de substituição de todas as redes antigas de Belém e ainda lançou o programa Caixa D`Água Para Todos para beneficiar cerca de 55 mil pessoas na capital paraense. Além disso, mais de 13 obras que estavam paradas foram retomadas em municípios como Santarém, Castanhal, Ananindeua, Breves e Soure.

Em 2020, foram realizadas entregas para melhorar a qualidade de vida dos paraenses. Uma delas foi o sistema de abastecimento de água do Residencial Benedito Monteiro, entregue em novembro deste ano para cerca de 7 mil moradores da área, que há mais de oito anos aguardavam por água encanada.

“A obra começou no dia 9 de dezembro e a gente pedia a Deus todos os dias para terminar logo. Todo o Benedito Monteiro agradece ao governador e eu acredito que assim como a água chegou aqui, vai chegar também a todos que precisam. Agora, eu posso tomar um banho de chuveiro, lavar roupa, louça”, agradeceu Sheila Nascimento, uma das moradoras do residencial.

Este ano, também foram entregues a primeira etapa do Complexo Bolonha, novos sistemas de água em Outeiro, Marituba, Moju, Icoaraci e a Estação de Tratamento de Esgoto em Castanhal. “Tenho certeza que a recuperação da empresa está em boas mãos. O povo do Pará também tem acompanhado o grande esforço do governador Helder Barbalho em melhorar a Companhia dos paraenses”, comemorou Ícaro Gomes, funcionário da unidade da Cosanpa em Castanhal.

Mais de R$ 1 bilhão estão sendo investidos para melhorar o abastecimento de água e o atendimento de esgoto nos 53 municípios atendidos pela Cosanpa no Pará. As obras estão em andamento em Belém, Ananindeua, Breves, Soure, Castanhal, Santarém, Monte Alegre, Oriximiná, Alenquer, Faro e Viseu. A Cosanpa também aguarda a aprovação de recursos no valor de 125 milhões de dólares pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Nós estamos avançamos, trabalhando para melhorar algumas situações decorrentes do sucateamento que a empresa sofreu. Muita coisa ainda precisa ser feita, mas acredito que os primeiros passos foram dados para mudar e melhorar o atendimento à população paraense. Agradeço imensamente o empenho diário de todos os nossos colaboradores e colaboradoras que têm sido incansáveis, mesmo em um ano tão difícil para todos. Agradeço também ao governador Helder Barbalho pelo apoio à Companhia e ao nosso trabalho. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer aos nossos clientes por todos esses anos de parceria e dizer que vamos seguir trabalhando por eles e pela Cosanpa”, concluiu José Antonio De Angelis, presidente da Companhia.