Cosanpa adere iniciativa e realiza ações em escolas e entres funcionários durante Setembro Amarelo
Publicado em: 26 de setembro de 2019 - Horario: 17:02

Há quatro anos, sempre no nono mês do ano, entidades do país inteiro reforçam os discursos e se mobilizam para prevenir e combater o suicídio com a campanha Setembro Amarelo. A Companhia de Saneamento do Pará também faz parte dessa iniciativa realizando ações sociais em escolas do Pará e entre os funcionários.

Em Belém, 360 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fundamental e Médio Salesiana do Trabalho, no bairro da Pedreira, participaram das atividades, no início desta semana. Técnicas sociais da Cosanpa falaram sobre a importância de incentivar os colegas, falar sobre os problemas que enfrentam com os familiares, e compartilhar emoções.

Em Castanhal, nordeste paraense, cerca de 100 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Paulo César Coutinho Rodrigues (CAIC), no bairro Cristo Redentor, tiveram a oportunidade de conversar com uma psicóloga. Com a dinâmica conhecida por “Varal das Emoções”, cada aluno escreveu em um pedaço de papel como estava se sentindo sem se identificar e em seguida a descrição de cada um foi discutida em conjunto. A psicóloga usou cartazes divertidos para explicar como pequenos gestos, como um abraço, podem ajudar o colega que está passando por um momento difícil.

Os funcionários da Cosanpa também se envolveram na campanha. O serviço social da Companhia distribuiu informativos com orientações prevenção e combate, explicando os sinais de alerta de alguém que precisa de ajuda e onde buscar essa ajuda para evitar o suicídio. Nesta quinta-feira (26), todos vestiram amarelo, a cor que, segundo o Centro de Valorização da Vida – uma das instituições criadoras da campanha, simboliza vida, luz e sol. Durante a tarde, foi realizado um bate-papo com a psicóloga da Companhia, no auditório da sede, em São Brás.

“Nós devemos ficar em alertar aos nossos sentimentos e aos sentimentos dos nossos colegas, porque muitas vezes quem está passando por dificuldades só precisa de alguém que estenda as mãos e mostre que essa pessoa pode contar com alguém. Por mais que sejamos fortes, nem sempre somos fortes suficientes para enfrentar uma doença ou um problemas, precisamos de ajuda. Se ficarmos atentos podemos ser a pessoa que vai salvar a vida desse colega”, ressaltou a psicóloga Renata Paes.

Vale lembrar que a Cosanpa realiza ações sociais e educativas em todos os municípios onde existem obras em andamento. Essa é uma das exigências dos contratos de financiamento para que as equipes técnicas sociais falem sobre a importância dos cuidados com água e esgoto, mas também para que a Companhia possa contribuir com conjunto de ações para o desenvolvimento da população e do Estado.

Compartilhar no:
Cosanpa adere iniciativa e realiza ações em escolas e entres funcionários durante Setembro Amarelo