“Complexo Bolonha”: Cosanpa leva educação ambiental a escolas públicas da RMB
Publicado em: 22 de março de 2019 - Horario: 16:52

A aula de educação ambiental é diferente na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Professora Esther Bandeira Gomes, no bairro da Sacramenta, em Belém. Alunos do ensino fundamental aprendem de forma interativa, prática e divertida as questões ligadas ao meio ambiente desde que o Projeto Complexo Bolonha chegou à escola, há três anos. A iniciativa realizada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), em parceria com a Caixa Econômica Federal, leva ações socioeducativas para instituições de ensino públicas em áreas beneficiadas com obras de ampliação do sistema de tratamento de água, na Região Metropolitana de Belém.

Esta semana, os alunos participaram de palestras sobre mudanças climáticas com uma especialista, a engenheira sanitarista e ambiental Eliane Rodrigues. Ela abordou a importância de preservar a natureza e como as pequenas atitudes podem gerar grandes benefícios, dentro e fora da escola. “É muito bom quando eles interagem dizendo: ‘tia, o meu amigo joga lixo na rua, vou dizer para ele não fazer mais isso’. É nesta hora que a gente percebe que eles entenderam o recado e começam a ter essa consciência e responsabilidade de cuidar do meio ambiente”, disse a engenheira.

Além das palestras são realizadas oficinas para colocar em prática o aprendizado da sala de aula. As lixeiras da escola são garrafões de água reciclados e as placas com advertências para cuidar do espaço foram feitas pelos próprios alunos. De acordo com Karla Teixeira, coordenadora pedagógica da Escola Esther Bandeira Gomes, o ambiente mudou bastante. “A gente observa que a nossa escola ficou mais limpa. Não tem mais sujeira nas salas de aula porque os alunos são multiplicadores, verdadeiros agentes dentro da escola. Tem sempre um dizendo ‘olha, tem uma lixeira ali’ ou ‘não joga lixo aqui’. Um incentiva o outro, e a gente percebe que o ambiente está mudando pramelhor”, ressaltou.

Conscientização – Na escola funciona o Comitê Ambiental, um grupo formado por representantes da comunidade escolar que tem a missão de compartilhar o aprendizado. Todo mês, o grupo participa de ações com a equipe técnica da Cosanpa. “O nosso objetivo é conscientizar os alunos e formar disseminadores atentos à questão do esgoto, do acondicionamento do lixo e do uso consciente da água”, explicou Edinalda Barbosa, técnica social da Cosanpa

Lucas Gabriel, 12 anos, aprendeu a lição do dia. “Não podemos fazer queimadas na floresta porque isso prejudica a camada de ozônio, a proteção que temos contra os raios solares”, informou o aluno.

O Projeto Complexo Bolonha é uma das ações sociais desenvolvidas pela Cosanpa. Durante o ano são realizadas atividades educativas, esportivas, de saúde e de conscientização social e ambiental.

Compartilhar no: