Começa a fabricação das estruturas da nova Estação de Tratamento de Água de Alenquer
Publicado em: 2 de outubro de 2020 - Horario: 15:03

Durante essa semana, uma equipe da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) está no município de Joaçaba, em Santa Catarina, na região sul do Brasil, acompanhando o início da fabricação da estrutura da nova estação de tratamento de água que será implantada na cidade de Alenquer, no oeste do Pará. A obra irá beneficiar mais de 34 mil habitantes, com previsão de entrega para o final de 2021.

“Viemos acompanhar e fazer os primeiros testes da estrutura que está sendo fabricada para ser instalada em Alenquer. A nota ETA (Estação de Tratamento de Água) terá vazão de 560m³/h, será toda em fibra de vidro, e irá conter decantador, floculador, conjunto calha pasto, filtro de areia e plataformas. Hoje, fizemos o teste de estanqueidade e fiscalizamos a produção dos primeiros itens”, explicou a engenheira da Cosanpa responsável pela obra, Marília Contente.

Ainda no mês de outubro, devem chegar ao Pará os primeiros equipamentos que fazem parte da estação. A estrutura será enviada por partes, conforme for sendo feita a fabricação e a Cosanpa irá receber para dar andamento na montagem da estação. Essa obra estava parada e foi retomada em novembro de 2019 pela atual gestão da Companhia.

O projeto contempla: a área de captação flutuante, estação com capacidade para tratar 142 litros de água por segundo, reservatório apoiado com 1.500 m³ de capacidade, elevatória com três conjuntos motobombas, sendo dois para operação e um reserva. Há também um reservatório elevado com capacidade de 1000 m³, casa de química, adutora de água bruta em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), 10km de rede de distribuição de água, 802 ligações domiciliares com hidrômetros e sistema de automação.

O investimento é de mais de R$ 32 milhões para o município.

Compartilhar no: