Coleta Seletiva é tema de atividade realizada com crianças em Marabá.
Publicado em: 23 de agosto de 2019 - Horario: 09:52

O lixo, geralmente é visto por grande parte da população como um problema sem solução. As pessoas se perguntam diariamente o que fazer com o lixo produzido em casa, afinal elas se preocupam com o futuro do planeta.

A foi partir desses questionamentos, que a equipe de Programas Sociais da Cosanpa de Marabá, sudeste do estado, realizou atividades para mostrar que existe um caminho para uma solução eficaz, a coleta seletiva. Cerca de 20 crianças participaram da atividade que foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do município.

Palestras e vídeos educativos foram utilizados para ensinar a fazer a coleta seletiva, foi mostrado que cada tipo de material precisa de uma destinação especifica. Além disso, também foi debatido sobre o uso correto da água.

As crianças tiveram a oportunidade de conhecer quais os prejuízos ao meio ambiente quando o lixo não é destinado ao local adequado. Além disso, como deve ser feito com o descarte de lixo.  “Foi passado vídeo que mostrando onde o lixo deve ser jogado, não pode jogar no rio, no chão, tem que jogar tudo na lixeira pro carro do lixo pegar”, contou a aluna Ketlen Braga Silva.

Até os funcionários do CRAS aproveitaram para assistir aos vídeos e adquirir conhecimento. “Eu gostei muito, achei muito interessante o modo que foi colocado para as crianças, foi muito clara e eles assimilaram muito bem o conteúdo. Eu também pude aprender, antes eu não sabia o que significava casa cor da coleta seletiva, agora eu sei”, disse Nazaré Pedroso, facilitadora do Cras.

Sabemos que muita gente ainda não faz coleta seletiva por falta de hábito, ou por falta de informação sobre como funciona. Por isso a importância de atividades como essa que trabalhem a conscientização ambiental, ensinando que separação do lixo começa em casa.

Compartilhar no: