Cerca de 50% da obra do sistema de água de Santarém já está concluída
Publicado em: 2 de junho de 2020 - Horario: 10:57

As obras de ampliação do abastecimento de água em Santarém já estão com quase 50% do projeto concluído. Esta semana, foi iniciada a perfuração do quarto poço de um total de seis poços profundos que irão melhorar o atendimento à população santarena. Dois já foram perfurados no bairro Livramento, um no bairro Nova República e a equipe de perfuração está agora na área do sistema conhecido como Irurá.

No Irurá, está a sede administrativa da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em Santarém, que passou por reforma com serviços de alvenaria, instalação de cerca, revitalização do prédio e urbanização da área interna.

No bairro Livramento, já foram perfurados dois poços e estão em andamento as obras do novo reservatório apoiado, a revitalização interna do reservatório existente e instalação da parte elétrica.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Diego Batista, a partir deste mês, começarão a ser feitas gratuitamente as ligações domiciliares dos moradores que optaram por receber a rede da Cosanpa. “A instalação de redes novas no setor Livramento já foi concluída, iremos começar a setorização da área e já realizamos o cadastro de moradores. Serão duas mil ligações gratuitas. A previsão é de que esse trabalho comece a ser feito agora em junho”.

No bairro Nova República, já foram feitas as estruturas de base dos reservatórios, casa de química e casa de cloração. Este sistema irá beneficiar os bairros Matinha, Floresta, Cambuquira, Nova República, Vitória Régia, Santo André e parte do Urumari. Cinco equipes trabalham na implantação de novas redes de distribuição, em trechos que ainda receberão asfalto da prefeitura, para que não seja necessário escavar a rua novamente.

Os investimentos no município estavam paralisados desde 2016. Em outubro de 2019, a obra de saneamento foi retomada e, até o momento, 47% já foi executada. Ao todo, cerca de 100 trabalhadores integram a equipe que dá continuidade às obras. O investimento de cerca de R$ 130 milhões será para a perfuração de seis poços, construção de cinco reservatórios e 300 quilômetros de novas redes para ampliar o abastecimento de água para mais de 20 bairros de Santarém. A previsão de conclusão é em 2021.

Compartilhar no:
Cerca de 50% da obra do sistema de água de Santarém já está concluída