Cadastros do programa Caixa D’Água Para Todos já estão em andamento

Está em andamento o cadastro do programa Caixa D’água para Todos, que beneficiará mais de 50 mil pessoas da periferia de Belém. A iniciativa do Governo do Estado por meio a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) irá distribuir e instalar 11.060 reservatórios para moradores de baixa renda da capital e dos distritos de Outeiro, Icoaraci, Mosqueiro e Cotijuba.

O cadastro está sendo feito por equipes das empresas contratadas que circulam pelos bairros Pedreira, Utinga, Marco, Guamá, Jurunas, Sacramenta, Barreiro, Telégrafo, Condor, Cremação, Terra-Firme, Benguí, Mangueirão, Tapanã, Pratinha, Canudos, Icoaraci, Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba.

As áreas foram selecionadas pela Cosanpa e para ser beneficiado é preciso ser clientes da Companhia, estar em dia com as contas e estar na categoria R1 da Cosanpa (residências de um pavimento e com até quatro pontos de saída de água).

Os recursos de R$ 26 milhões para o investimento são do Governo do Pará. Dona Maria Gomes, moradora do bairro Curió-Utinga, recebeu a equipe técnica em casa e realizou o cadastro, será uma das beneficiadas. “Eu nunca pude comprar uma caixa d’água e agora mesmo que não conseguiria, pois estou desempregado. Esse programa é muito bom, ter uma caixa d’água em casa vai ajudar para gente poder reservar e ficar mais seguro”, declarou. Os moradores beneficiados não terão custo de instalação, já que o programa irá doar e instalar o reservatório.

A caixa d’água é um item fundamental dentro de casa para armazenamento e segurança de abastecimento em momentos de interrupção por manutenções no sistema de água. A recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é que todo imóvel tenha um reservatório para atender as necessidades mínimas dos moradores por um período de, no mínimo, 24 horas.

Compartilhar no: