Alunos da Ufra de Capitão Poço visitam Estação de Tratamento de Água da Cosanpa
Publicado em: 16 de outubro de 2019 - Horario: 12:08

Por mês, dezenas de instituições de ensino visitam a Estação de Tratamento de Água (ETA), do Complexo Bolonha, em Belém, em uma parceria com a Companhia de Saneamento do Pará. A intenção é mostrar na prática para estudantes como funciona o processo de tratamento da água. Na última terça-feira (15), universitários do curso de Biologia, do campus Capitão Poço da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) tiveram essa oportunidade.

Acompanhando das professoras, 35 alunos vieram do município, localizado no nordeste paraense a cerca de 215 quilômetros da capital. “Eu estou achando uma experiência muito boa. Eu estou fazendo essa disciplina de poluição ambiental e água subterrânea. A gente estuda muito sobre a água e estamos vendo como fazemos para levar água potável para a casa das pessoas”, disse Samuel Batista, universitário.

A visita começa no auditório do Complexo com uma explicação sobre como funciona o processo de tratamento e em seguida, os alunos vão até a ETA ver de perto o caminho que a água percorre, desde a captação no Rio Guamá até o bombeamento para os setores de abastecimento. José Carlos de Oliveira, químico de controle de qualidade da Cosanpa, foi o responsável por todas as instruções da visita. “Eles aprendem o processo de tratamento de água que fazemos aqui no Bolonha. Passamos o máximo de informação pra eles. O tratamento da água em Capitão Poço é diferente, porque lá a captação é feito por água de poço. Já aqui, a captação é feita na Rio”, explicou o funcionário.

De acordo com uma das professoras da universidade, a visita é importante para que os alunos vejam na prática o que aprenderam na sala de aula. “A minha disciplina é águas subterrâneas, mas temos também a disciplina de poluição ambiental. Então, vendo uma das formas de tratamento, eles visualizavam a diferença da água bruta da água que sai daqui para consumo. Ver isso na prática, todo o processo, é fundamental para alunos que estão em formação”, ressaltou Tácia Takashima.

A ETA Bolonha é responsável pelo abastecimento de 65% da Região Metropolitana de Belém. A captação da água é feita no Rio Guamá, passa pelos lagos Bolonha e Água Preta antes de chegar à Estação. O processo de tratamento consiste na decantação, filtração e adição de produtos químicos até o bombeamento para os setores de abastecimento e a chegada da água tratada nas residências. Atualmente, parte da ETA passa por reforma para duplicar a capacidade de produção de água, em um investimento de R$ 153 milhões.

“Como estudante de biologia, eu acho que essa visita aqui na Cosanpa vai influenciar muito a gente entender a questão do tratamento da água, tanto a questão primária de distribuição quanto o próprio tratamento dos efluentes depois. Aqui no Pará, a Cosanpa é quem faz os dois tratamentos. Como biólogo, é importante pra quem quer atuar nessa área ambiental, ter esse conhecimento e já se familiarizar com esses processos que ocorrem no tratamento da água e dos efluentes”, concluiu o universitário David Costa.

Para agendar visitas à ETA Bolonha, é necessário entrar em contato com o setor de Programas Sociais da Cosanpa pelo telefone 3202-8427.

Compartilhar no: