Alunos da Escola Municipal Santa Maria Gorett visitam a Estação de Tratamento de Água e a obra do novo sistema de abastecimento da Cosanpa, em Oriximiná.
Publicado em: 17 de setembro de 2019 - Horario: 16:00

Com o objetivo de apresentar aos alunos como funciona o sistema de abastecimento de água, e todo processo de tratamento que a água até chegar nas residências, a equipe técnica social da Companhia de Saneamento do Pará de Oriximiná, levou cerca de 50 alunos do 7º ano da Escola Municipal Santa Maria Gorett para conhecer a Estação de Tratamento de Água do município.

“O nossa missão foi levar conhecimento para os alunos, muitos deles não fazem noção do trabalho da Cosanpa na cidade, por isso trouxemos eles até a ETA para mostrar como é feito todo tratamento da água, eles participaram um pouco do cotidiano da estação, e acompanharam os processos de tratamento que água vai passando”, contou Helder Canto, supervisor da Cosapa em Oriximiná.

Atualmente, a ETA de Oriximiná, localizada no Baixo Amazonas, abastece 40% da população, por esse motivo um novo sistema está sendo construído e vai atender toda a cidade. Durante a visita a Estação de Tratamento, os alunos receberam explicações sobre o processo de captação e tratamento da água, mostrando passo a passo de como funciona o abastecimento de água do município.

Eles receberam explicações sobre a importância do saneamento básico para cidade e saúde dos habitantes, e como a nova estação vai melhorar a qualidade de vida de cada morador de Oriximiná.

“Foi muito legal essa visita, a gente não imagina como funciona essa estação, e o trabalho que dá para Cosanpa tratar a água que chega nas nossas casas. Toda população deveria vir aqui um dia, para assim valorizar o trabalho da Companhia”, destacou a aluna Ana Caroline Oliveira.

Após essa visita, os estudantes foram até o canteiro de obras do novo sistema de abastecimento da Cosanpa. A nova ETA de Oriximiná é um projeto de 2007, porém ele foi esquecido pelas gestões passadas. Hoje, a realidade é diferente, a obra está em andamento e segue em ritmo acelerado. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o projeto, a engenheira responsável explicou todos os detalhes, e o cronograma da obra.

O município vai receber um sistema de captação novo, todo automatizado, diferente do que está sendo utilizado hoje. O investimento para construção da nova ETA, foi no valor de R$ 37.338.024,74. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2020.

“Foi muito bom, aprendemos várias coisas sobre o tratamento de água, sobre o cuidado que a Cosanpa tem com a nossa água. O mais legal foi saber que os bairros que não recebiam água agora vão ter acesso com a nova estação de tratamento. Todos nós vamos receber água limpa”, disse David Cardoso, estudante do 7º ano.

A obra já está na fase de instalação das novas tubulações nas ruas, durante esse mês, as equipes da Cosanpa estão trabalhando na Travessa Emídio Martins, depois seguem para Travessa Barão do Rio Branco.

A equipe técnica social da Cosanpa está trabalhando nas ruas e realizando várias ações, como essa com os alunos da Escola Municipal Santa Maria Gorett. A equipe também está fazendo atualização cadastral dos clientes, informando sobre a obra e a importância do consumo consciente da água.

Compartilhar no: