Ação inédita da Cosanpa incentiva conciliação de ações relacionadas à água e esgoto
Publicado em: 5 de setembro de 2019 - Horario: 15:39

Pela primeira vez, a Companhia de Saneamento do Pará organiza uma ação para incentivar a conciliação de ações que ainda não foram judicializadas. A “1ª Semana de Solução de Conflitos de Consumo de Água e de Coleta de Esgoto da Cosanpa” será realizada em parceria com órgãos de defesa do consumidor, entre os dias 9 e 13 de setembro, na sede da Cosanpa, em Belém. O objetivo é prestar orientação jurídica para firmar os acordos extrajudiciais entre a Companhia e consumidores.

Nesta quinta-feira (5), o coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Estado, Cássio Bittar, participou de uma reunião na Cosanpa e parabenizou a iniciativa. “É do conhecimento de todos que o poder judiciário está sobrecarregado, o último levantamento feito no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) mostrou que existem mais de 80 milhões de processos em tramitação no país, a maioria deles com grande taxa de contingenciamento. Quando você toma essa iniciativa de procurar  resolver a demanda extrajudicialmente, você ao mesmo tempo você evita a judicialização e o aumento desse número de processos em tramitação. E o mais importante: você prestigia o consumidor, porque dá a oportunidade dele vir encontrar uma solução”, explicou o defensor público.

Durante a programação, também serão realizadas palestras sobre a atuação da Cosanpa, os serviços oferecidos e o andamento dos investimentos que estão sendo feitos pela nova gestão. Além disso, os clientes vão acompanhar uma explicação do Código de Defesa do Consumidor com explicações dos pontos relacionadas ao abastecimento de água e coleta de esgoto. Participarão do evento as instituições parceiras na conciliação: Tribunal de Justiça do Estado, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), Defensoria Pública do Estado, PROCON, Agência Municipal Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto (Amae) e Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon).

De acordo com o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis, o evento inédito mostra o empenho da nova gestão em melhorar os serviços da Companhia e a missão diária de ficar mais próxima da população. “Estamos trazendo aqui todos os atores envolvidos nessas conciliações. Para conversar com eles, discutir e trocar ideias para avançarmos na melhoria da relação com o nosso cliente. A conciliação é uma alternativa eficiente, positiva para o cliente que tem a oportunidade de encontrar uma solução mais rápida para o problema que ele busca resolver e a para a Companhia, que também tem a chance de conversar com clientes”, finalizou.

Serviço:

1ª Semana de Solução de Conflitos de Consumo de Água e de Coleta de Esgoto

Data: 09 a 13 de setembro de 2019

Horário: 8:00 às 14:00.

Local: Auditório Inácio Gabriel, na sede da COSANPA – Av. José Bonifácio, entre Avenidas Magalhães Barata e Governador José Malcher, nº 404 – São Brás.

Compartilhar no: